VILA NOVA: CÂMARA DA PRAIA APRESENTA, AMANHÃ, ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO DA ZONA BALNEAR DAS ESCALEIRAS

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, apresentará, amanhã, segunda-feira, dia 21 de dezembro, a Estratégia de Valorização da Zona Balnear das Escaleiras, na freguesia da Vila Nova, visando a melhoria das condições de utilização e segurança e uma valorização social e turística do local.

Esta apresentação insere-se no âmbito da “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho”, que, esta segunda-feira, encerra o calendário anual de visitas do executivo municipal a todas as localidades da Praia da Vitória e realizar-se-á na Casa do Povo da Vila Nova, pelas 18:00.

Esta é apenas uma das muitas ações previstas executar, pela equipa liderada por Tibério Dinis, considerando que estão agendadas outras visitas e reuniões com instituições, empresas e munícipes vilanovenses.

Na Casa do Povo da Vila Nova, durante a tarde, estarão os membros do executivo municipal para receber os munícipes que tenham assuntos a tratar, conforme agendamento realizado previamente.

A “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho” é uma ação de proximidade com as populações e instituições, implementada pelo atual executivo camarário da Praia da Vitória, realizando-se desde o início do mandato autárquico e que, em 2021, voltará a suceder. Este ano, por força da situação pandémica e da realização de eleições Regionais, estas ações foram interrompidas durante alguns períodos, sendo o seu calendário adaptado, terminando assim a deslocação a todas as parcelas concelhias, dos Biscoitos ao Porto Martins, no próximo dia 21.

Tibério Dinis, presidente do Município, salienta que “o reforço da proximidade com os cidadãos, mesmo que nestas novas circunstâncias, permite à Câmara Municipal, de forma concreta e real, determinar as problemáticas de cada uma das nossas Freguesias e Vila”, pelo que “só através desta união de esforços, entre todas as instituições, estamos a potenciar o desenvolvimento local e, acima de tudo, a colmatar as necessidades dos nossos munícipes e esta é a nossa maior preocupação”, uma vez que, finaliza, “temos de garantir as condições necessárias ao bem-estar das comunidades que constituem a Praia da Vitória”.

A Freguesia da Vila Nova é uma das mais antigas localidades da ilha Terceira, tendo sido erguida paróquia antes de 1482. O seu nome – Vila Nova – está relacionado com o facto de o Capitão Donatário da Praia, Antão Martins Homem, ter desejado criar, à época, mais uma Vila na sua capitania. Ao longo da sua história, a Freguesia com perto de 1800 habitantes e cerca de 8 quilómetros quadrados, manteve a sua estrutura rural, sendo a agricultura e a pecuária as principais áreas de atividade económica, destacando-se ainda o setor das pescas. No início do povoamento, a Vila Nova era um dos locais de maior atividade comercial da ilha, por ali existirem muitos tratantes de mercadorias, ferreiros, serralheiros, ferradores, carpinteiros, tecelões e sapateiros.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s