
O Governo Regional aprovou a construção de vários hotéis nos Açores, entre março e setembro deste ano, em pela pandemia, num total de 650 camas, diz António Lima, candidato do BE/Açores às eleições Legislativas Regionais, para complementar: “É uma irresponsabilidade do Governo que não aproveita este período para repensar a estratégia para o futuro do turismo, e que continua a atuar como se nada se passasse”, defendendo que os apoios públicos devem ser dirigidos para projetos turísticos que cumpram critérios de sustentabilidade ambiental.
O Coordenador do BE/Açores acompanhado por outros candidatos visitou esta segunda-feira a Quinta do Bom Despacho, um projeto de turismo sustentável com uma vertente de responsabilidade social muito forte. “Este é o caminho que o Bloco de Esquerda defende para o futuro do turismo na Região”, referiu António Lima.
O candidato do BE acusa o Governo de não ter estratégia nem planeamento para o Turismo: O Governo não implementou o novo Plano de Ordenamento do Turismo, e deixou tudo ao sabor do mercado. “Isso é perigoso”, alertou António Lima, lembrando o caso do hotel de 500 quartos que o Governo Regional aprovou para Vila Franca, numa zona ambientalmente sensível, e que só a indignação da população conseguiu travar.
“O sector está a atravessar um momento muito complicado. A pandemia trouxe um impacto negativo muito sério, e uma grande incerteza, e não se compreende como é que entre março e setembro foram aprovados vários hotéis, num total de 650 camas”, disse o candidato do BE ao parlamento dos Açores.
O Governo enterra a cabeça na areia, aprovando a construção de mais hotéis sem que se pare para pensar naquilo que se vai fazer.
No âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoios, o BE considera que os apoios para empreendimentos turísticos deve refletir esta opção, sendo direcionado especialmente para os projetos que garantam a sustentabilidade ambiental.
Foto: © BE-A | BE-A/PE