BISCOITOS: NOVO RESERVATÓRIO DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA PARA O SETOR AGRÍCOLA

No passado sábado, 19 de setembro, foi oficialmente inaugurado o novo Reservatório de Armazenamento de Água à Cancela, na freguesia dos Biscoitos, propriedade do IROA, com capacidade para 512 metros cúbicos, que vai beneficiar 82 explorações agrícolas, numa área com 404 hectares.

Na sessão pública de inauguração marcaram presença o secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, e o presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos, Luís Vieira.

Na ocasião, o secretário regional sublinhou os investimentos do Governo Regional em infraestruturas agrícolas na ilha Terceira, designadamente em caminhos, abastecimento de água e eletrificação de explorações, nesta legislatura, que revelou situar-se em 3,4 milhões de euros, mais 80% do que foi investido na anterior.

Por outro lado, revelou ainda João Ponte, que os novos programas de apoio ao investimento no setor agrícola PROAGRI e i9AGRI receberam candidaturas no valor de 1,6 milhões de euros.

Segundo disse, “este é um indicador que revela, por um lado, a importância destes programas para os agricultores e, por outro, a apetência que existe nos agricultores açorianos em apostar na modernização e na capacitação futura das explorações por forma a melhorar a sua eficiência”.

Para o titula da pasta da Agricultura, “a modernização e a inovação nas explorações agrícolas é o caminho certo, não só para aumentar a competitividade, mas também para responder aos desafios do presente e do futuro”.

Por fim, João Ponte referiu também que tanto o PROAGRI como o i9AGRI foram desenhados em estreita articulação com a Federação Agrícola dos Açores e os demais parceiros do setor e surgem na fase final do atual Quadro Comunitário, que regista já taxas de compromisso e de execução elevadas, permitindo aos agricultores continuar a fazer pequenos investimentos nas explorações, recorrendo a verbas regionais.

Por sua vez Tibério Dinis, evidenciou que, “apesar da função principal das autarquias ser o abastecimento de água para consumo humano, a Câmara Municipal da Praia da Vitória, através da empresa Praia Ambiente, tem vindo, dentro daquelas que são as nossas possibilidades, onde existe caudal e boas captações, a alargar a sua rede de abastecimento e distribuição também ao setor agrícola”, num trabalho de articulação e parceria com o IROA, Governo Regional e Juntas de Freguesia.

“Este reforço tem vindo a ser feito sem nunca colocar em causa o abastecimento público de água à população da Praia da Vitória”, assegurou o edil, lembrando outros investimentos que tem vindo a ser realizados em prol do desenvolvimento do setor agrícola, nomeadamente ao nível da rede viária, onde, ainda recentemente, foi inaugurada, pelo Governo Regional, a empreitada de repavimentação do caminho agrícola do Pico Gaspar.

Tibério Dinis, concluiu registando o empenho das autoridades governamentais competentes na melhoria das condições de trabalho do setor agrícola, visando também a melhoria dos rendimentos dos agricultores, ressalvando que, nas circunstâncias económicas atuais, consequência da pandemia da Covid-19, “os setores agrícola e das pescas têm desempenhado um papel vital na capacidade produtiva da nossa economia”.

Fotos: © GaCS | GC-MPC/GaCS/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s