ILHA TERCEIRA: PROJETOS TECNOLÓGICOS JÁ CRIARAM 370 POSTO DE TRABALHO NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS, REVELA SÉRGIO ÁVILA

O Vice-Presidente do Governo revelou, ontem, na Praia da Vitória, que, nos últimos três anos, foram criados mais de 370 postos de trabalho na ilha Terceira, no âmbito de três projetos de caráter empreendedor que garantiram a instalação de mais de quatro dezenas de empresas.

“Nos últimos três anos conseguimos criar, só no âmbito destes três projetos âncora [Terinov, Terceira Tech Island e Rook Tecnology], a possibilidade de mais de cerca de 370 famílias se poderem instalar, viver com segurança nesta ilha e trabalhar em mais de 40 projetos empresariais novos que têm vindo a surgir e a crescer”, frisou Sérgio Ávila, que falava na inauguração das novas instalações da “Viragem — Skills4Empowerment”, na rua Gervásio Lima, no âmbito do Terceira Tech Island.

Para o governante, a “Viragem — Skills4Empowerment”, empresa que atua nas áreas de consultoria para os negócios e a gestão, bem como de formação e sistemas de informação de apoio à atividade comercial, “é um exemplo que cumpre exatamente os nossos objetivos, desde logo na qualificação dos nossos jovens, dando-lhes uma oportunidade de enorme futuro”.

“É um exemplo também na atração para a Região, não só de Açorianos que estavam a viver fora da Região, mas, particularmente, de outras pessoas que veem nos Açores uma oportunidade de desenvolvimento da sua atividade profissional e, em terceiro lugar, ao criar aqui condições para exportarmos serviços com qualidade”, destacou Sérgio Ávila. 

Neste sentido, considerou a exportação “o principal pilar de desenvolvimento da Região”, tendo em conta que, na prática, “sempre que é prestado um serviço para o mundo inteiro, é faturado e, assim, estamos a aumentar a riqueza gerada na Região para o exterior”.

Atendendo que a “Viragem — Skills4Empowerment” está em atividade nos Açores desde 2019 e já criou sete postos de trabalho, prevendo aumentar para 11 nos próximos tempos, o Vice-Presidente considerou, por isso também, um sinal da “aposta extremamente válida” que há dois anos e meio o Executivo fez no projeto Terceira Tech Island.

Sérgio Ávila referiu que o Terceira Tech Island conta neste momento com 22 empresas instaladas, tendo já criado 170 novos postos de trabalho.

“Acreditámos nas competências dos nossos jovens Açorianos, criámos uma oportunidade de carreira e de futuro numa área fundamental e de permanente crescimento, que aumentou durante a pandemia de forma generalizada”, frisou o governante, referindo que agora a perspetiva de se trabalhar dos Açores para o mundo “está ainda mais consolidada”.

“Se antes havia a certeza da importância da área da programação e da capacidade de se trabalhar para o mundo a partir do centro da Praia da Vitória, agora temos mais convicção dessa opção estratégica. Estamos a formar mais jovens e, permanentemente, irá crescer o número de empregos, a fixação de famílias e a criação de rendimento”, sublinhou o Vice-Presidente do Governo.

CONTRIBUTO PARA ECOSSISTEMA DE EMPREENDEDORISMO REGIONAL

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, intervindo na referida inauguração, enalteceu o contributo que o Governo Regional e a SDEA, no âmbito do Terceira Tech Island, têm dado para a criação, crescimento e consolidação de um ecossistema de empreendedorismo regional, do qual a Praia da Vitória faz parte.

“Esta inauguração é mais um sinal do crescimento que o projeto Terceira Tech Island tem tido desde o seu início”, fruto do “bom trabalho e da estratégia que tem vindo a ser desenvolvida pelo Governo Regional e pela SDEA na Praia da Vitória”.

O autarca acrescentou ainda que a fixação de novas empresas na Praia da Vitória é motivo de “orgulho”, e serve também como “motivação” para o Governo Regional e para Câmara Municipal da Praia da Vitória continuarem a fazer “mais e melhor”, numa “união de esforços”, em prol de um ecossistema empresarial mais competitivo nos Açores.

Tibério Dinis, concluiu a sua intervenção felicitando a “Viragem —Skills4Empowerment” pelas suas novas instalações e por “acreditar na Praia da Vitória, enquanto local de excelência para a continuação do seu crescimento”.

Fotos: © GaCS/GC-MPV | GaCS/SB/GC-MPV/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s