DADOS DO IEFP REVELAM MANUTENÇÃO DO EMPREGO NOS AÇORES

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional salientou hoje, em São Miguel, a importância dos dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) relativos a agosto, que voltam a colocar os Açores como única região do país a registar uma descida do desemprego, face ao mesmo mês do ano anterior.

“Os Açores conseguem, mais uma vez, registar uma redução do desemprego”, destacou Paula Andrade, acrescentando que, desde o mês de abril, ou seja, há cinco meses, que os Açores são a única região do país com descida do desemprego, consolidando, assim, a manutenção do emprego que tem vindo a verificar.

“Trata-se, pois, de um registo de grande significado, atendendo ao que se passa noutras regiões do país”, frisou.

A informação divulgada hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional indica que os Açores registaram uma redução do desemprego de (-) 1,3% em agosto de 2020, comparativamente a agosto de 2019, “representando menos 91 desempregados no período de 12 meses, sendo que no final de agosto, havia na Região 6.949 desempregados à procura de primeiro e novo emprego”.

A Diretora Regional, que falava durante uma sessão pública de esclarecimento sobre as ‘Medidas de Apoio às Empresas e ao Emprego’, no âmbito de um amplo processo de divulgação dos apoios disponibilizados pelo Governo Regional em todos os concelhos dos Açores, afirmou que “a estabilidade do emprego que se verifica na Região é reflexo do impacto das medidas criadas e implementadas pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia de COVID-19”.

Os dados divulgados pelo IEFP revelam ainda que o rácio de colocação, isto é, postos de trabalho colocados sobre postos de trabalho solicitados, independentemente da data de entrada dos pedidos, atingiu 86,6% no final do mês de agosto.

“O Governo dos Açores, não só criou e concretizou um conjunto alargado de medidas extraordinárias, em alguns casos inovadoras no contexto nacional, como desenvolveu um enorme esforço para complementar e reforçar na Região o alcance das medidas adotadas a nível nacional”, salientou Paula Andrade.

As medidas disponibilizadas pelo Governo Regional foram “cruciais para apoiar as empresas, salvaguardar o emprego e assegurar o rendimento dos trabalhadores”, acrescentou a Diretora Regional.

Fotos: © GaCS/DREQP | GaCS/VPGECE/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s