
De acordo com as regras de prevenção ao COVID-19 implementadas, a atividade designada de “Eco Lanche” inicialmente prevista teve de sofrer algumas adaptações. Neste sentido resumiu-se à confeção e venda de mantas de piquenique e sacos de pão/lanche através do reaproveitamento de tecidos doados ao Grupo Sénior de Santa Maria.
Esta foi a forma encontrada de valorizar os conhecimentos, as técnicas de costura, a experiência e principalmente as vivências da população idosa em prol do meio ambiente através do reaproveitamento de têxteis, dando-lhes uma nova vida.
A atividade inseriu-se assim no Plano de Atividades do Município de Vila do Porto ao Programa Bandeira Azul da Europa 2020 com os temas “Bem-Estar é um lugar à Beira Mar”; “De volta ao mar com a atitude de mudar” e “O Mar começa aqui – O Mar começa em ti” com o principal objetivo de consciencializar a população para o impacto que os seus comportamentos têm no mar.
Antigamente as mantas eram elaboradas para as camas, para colocar a secar as colheitas, para cobrir/abafar as massas para levedar, por outro lado os sacos serviam para os homens levarem o almoço para o trabalho. As peças não eram feitas com tanto cuidado na escolha dos tecidos e cores pois eram produzidas com as sobras de tecidos dos quais se fazia a roupa nova para o natal ou para os impérios.
Atualmente as utilizações são várias e bem diferentes das originais (mantas de piquenique e sacos para pão/lanche). Tendo em conta que foram vendidos 39 sacos e 10 mantas, pode-se concluir que a população não só apoiou o projeto do Grupo Sénior, como também demonstrou preocupação com a problemática do desperdício e da utilização de descartáveis, adotando práticas de consumo responsável.
PASSO A PASSO — MANTAS
PASSO A PASSO — SACAS DE PÃO
Imagem: © CMVP | Vídeos: © CMVP | CMVP/PE