IPMA MONITORIZA CICLONES TROPICAIS

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dispõe atualmente de uma área na sua página de internet dedicada ao acompanhamento de ciclones tropicais, cuja informação resulta da monitorização efetuada oficialmente pelos centros mundiais e regionais destes fenómenos meteorológicos.

A monitorização dos ciclones tropicais é de extrema importância tendo em conta o impacto que estes podem provocar em território nacional, especialmente quando atingem as categorias de furação ou tufão.

A informação agora divulgada na página de internet do IPMA decorre da iniciativa “Severe Weather Information Centre” (SWIC) da Organização Meteorológica Mundial (OMM), que pretende disponibilizar numa plataforma única, a informação oficial relacionada com os avisos meteorológicos, acompanhamento dos ciclones tropicais e observações de tempo severo.

Esta informação tem origem nos avisos emitidos pelos Centros Meteorológicos Regionais Especializados (RMSCs), Centros de Alerta de Ciclones Tropicais (TCWCs) e avisos oficiais emitidos pelos Serviços Nacionais de Meteorologia e Hidrologia (NMHSs) que fazem parte do Comité de Tufões (TC) para seus respetivos países ou regiões.

A página do IPMA dedicada aos ciclones tropicais pode ser acedida aqui.

Imagem: © IPMA | IPMA/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s