GRUTA DO ALGAR DO CARVÃO SITUA-SE MAIORITARIAMENTE NA FREGUESIA DA AGUALVA, DIZ JUNTA DE FREGUESIA EM CARTA À RTP 1

A Junta de Freguesia da Agualva, enviou ontem, uma carta à RTP 1, onde solicita correção da informação transmitida pela voz off do concurso “JOKER”, na emissão de 02 de setembro, que colocou a gruta vulcânica do Algar do Carvão na freguesia do Porto Judeu, quando segundo esta, em bom rigor, a referida gruta é pertença de ambas as freguesias.

Numa das muitas perguntas características daquele concurso de conhecimentos gerais, perguntava-se em que ilha dos Açores se poderia visitar o Algar do Carvão. A resposta certa, como todos sabemos é na ilha Terceira. Complementando a resposta, a voz off do referido concurso, especificou que a mesma situava-se na freguesia do Porto Judeu, no concelho de Angra do Heroísmo, o que não terá agradado de todo a junta de freguesia local, por tratar-se de um facto não “totalmente verdadeiro”.

Segundo explica a Junta de Freguesia na missiva enviada ontem à RTP 1, e hoje publicada na sua página de Facebook, “a linha divisória dos dois concelhos da ilha (Angra do Heroísmo, ao qual pertence a freguesia de Porto Judeu e Praia da Vitória, ao qual pertence a freguesia de Agualva) faz-se precisamente sobre a chaminé do Algar e, como tal, a gruta pertence às duas freguesias em questão (Agualva e Porto Judeu)”.

Acrescenta a missiva, que numa análise mais rigorosa e “apesar da entrada na gruta se fazer pelo lado Sul (Porto Judeu), o facto é que a gruta se estende para Norte, ou seja, na direção da Agualva, pelo que a maior parte daquele monumento se situa na freguesia de Agualva e não na de Porto Judeu”.

A Junta de Freguesia corrobora a sua explicação na observação da carta militar (1/25 000) do Instituto Geográfico do Exército (folha 22).

Assim, o executivo liderado Hélio Rocha solicita “que numa próxima exibição do concurso seja feita a devida correção”.

Foto: © DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s