
Largamente divulgado na comunicação social de carácter desportivo de âmbito nacional, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), confirmou hoje, as subidas de Arouca e Vizela à II Liga de futebol profissional, deixando de fora os restantes dois líderes de série do Campeonato de Portugal, entes eles o clube da Praia da Vitória – SC Praiense.
Esta terça-feira, o TAD indeferiu o recurso interposto pelo Olhanense e confirmou as subidas de Vizela e Arouca à designada LigaPro — 2.º escalão do sistema de ligas profissionais do futebol português.
Recorde-se que decorrente de uma providência cautelar apresentada pelo emblema de Olhão, o mesmo organismo havia suspendido a decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mas agora deliberou definitivamente sobre essa questão e oficializou as promoções de Vizela e Arouca, as duas equipas que fizeram mais pontos no Campeonato de Portugal até à data em que a prova foi interrompida.
Na anterior decisão, o Tribunal havia remetido para resposta final a decisão do TAD.
No sistema jurisdicional português, o TAD era a última instância possível com efeito suspensivo para a corrente temporada, pelo que Vizela e Arouca vão mesmo competir na segunda liga na temporada 2020/21, ao passo que o Olhanense e Praiense, líderes das duas restantes séries irão medir forças no Campeonato de Portugal.
Volta-se a lembrar que, a 08 de abril, todas as competições não profissionais da FPF foram interrompidas devido à pandemia COVID-19. Nessa altura, o Vizela liderava a série “A” com 60 pontos, o Arouca a série “B” com 58, o Praiense a série “C” com 53 e o Olhanense a série “D” com 57 pontos.
À data de publicação do presente articulado, Praia Expresso tentou obter uma reação da nova direção do clube da Ladeira de São Francisco, mas as nossas tentativas revelaram-se completamente infrutíferas, reservando-se a SAD do clube para uma posição oficial sobre esta matéria a divulgar “oportunamente”.
PE