
Ao final da tarde de ontem, 20 de agosto, foi apresentado no Auditório do Ramo Grande, o cartel e cartaz da Corrida de Toiros da Praia 2020, a decorrer na Monumental Praça de Toiros da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, no sábado, 29 de agosto, pelas 18:30.
Organizada pelo Tertúlia Tauromáquica Praiense em parceria com o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, com o apoio do Município da Praia da Vitória, a corrida conta com os cavaleiros terceirenses João e Tiago Pamplona e o matadouro Nuno Casquinha. Serão corridos seis exemplares, 2 de Rego Botelho; 2 da Casa Agrícola José Albino Fernandes; e 2 de Monte Cadema.
As pegas estão a cargo do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande.
O espetáculo taurino será abrilhantado pela Filarmónica da Sociedade Progresso Lajense.
O cartaz promocional da corrida, num magnífico design do artista terceirense André Pimentel, destaca o papel do gado bravo na história da ilha e dos Açores, evocando a famosa lenda de Brianda Pereira, na Batalha da Salga do dia 25 de julho de 1581, segundo a qual, gado bravo foi dirigido para as posições das forças espanholas invasoras, fazendo-as recuar, e permitindo a reorganização das forças locais que faziam a defesa da ilha.
Os bilhetes para a corrida poderão ser adquiridos a partir deste sábado, 22 de agosto, em duas bilheteiras criadas para o efeito, respetivamente na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, e na própria Praça de Toiros da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo. As bilheteiras, no sábado, funcionarão apenas das 10:00 às 13:30, mas, nos restantes dias, até ao dia da Corrida, funcionarão das 10:00 às 18:30. O custo da entrada varia entre os 12 e os 28 euros.
O uso de máscara é obrigatório e os aficionados deverão respeitar o devido distanciamento físico.
Imagem: © André Pimentel | PE