AGUALVA: CINCO RAZÕES PARA VISITÁ-LA

Neste ano de má memória devida à pandemia COVID-19, as nossas freguesias têm vindo a ficar despidas das suas tradicionais festas populares, habitualmente em louvor do santo padroeiro da freguesia.

Tendo como orago Nossa Senhora da Conceição, para os locais Nossa Senhora do Guadalupe, as Festas da Agualva 2020, teriam início a 14 de agosto e por uma semana a freguesia iluminava-se de brilho, para no calor da amizade, acolher os seus emigrantes que tanto amam a sua terra como visitantes das outras freguesias da ilha que por este tempo a ela costumam rumar.

Em ano de descanso festivo forçado com a Comissão das Festas a redobrar energias, entusiasmo e alegria para novo encontro em 2021, a Junta de Freguesia local não quis deixar passar a semana em branco, e através da sua presença na rede social Facebook, elencou cinco motivos de interesse para que não se deixe de visitar a freguesia das “águas alvas” mesmo sem festas.

Nesse sentido, por cinco dias consecutivos — com início no dia 14 de agosto — foi apresentado uma sugestão para visitar a Agualva, finalizando cada proposta com a indicação de três estabelecimentos de restauração onde saciar as necessidades do estômago.

Segundo diz Hélio Rocha, presidente da Junta de Freguesia da Agualva, esta “ideia surgiu da constatação de que a Agualva tem tido forte procura turística de ano para ano e que a mesma se limitava muito à questão do trilho e das Frechas”. Então, complementa o autarca agualvense, “procurou-se diversificar a oferta, reforçar a atratividade e estimular o comércio e restauração da freguesia”.

1. OUTEIROS

Nesta sugestão de visita aos Outeiros é apresentado o trilho da Alagoa, local de excelência para praticar desporto, desfrutar de bons momentos de lazer, ter contacto com as nascentes, contemplar a paisagem com o mar ao fundo e observar a Geologia e a Avifauna. É ainda proposto uma subida à Vigia da Baleia, seguindo pela Canada dos Outeiros, para desfrutar da magnífica vista e uma visita ao Nicho/Oratório dos Outeiros sob as Araucárias, defronte do Império.

2. BTT – BICICLETA

Num registo mais radical e aventureiro, a segunda proposta da Junta de Freguesia centra-se nos passeios com bicicleta todo ao terreno ou montanha (BTT). Aqui, é aconselhado o percurso: Adro — São Joões — Laguinhos — Terças — Rossas — Faiais — Recantinho — Frechas — Rua dos Moinhos – Adro. Na passagem, é sugerida a procura das várias fontes existentes no local, como a Laguinhos, BA4 e Terças. A finalizar deverá ser visitada a peculiar estrutura existente nas Terças que se suspeita ter sido um eremitério.

3. ROTA DAS NASCENTES

A terceira proposta da Junta de Freguesia da Agualva, é um misto de “aventura, descoberta, património, história e … essência”, porque o nome “Agualva” resulta do falar popular de “água alva” associado à pureza das suas águas que brotam de um grande número de fontes de águas cristalinas. Assim, é proposto uma visita à fonte da Silveira, Fontinha – Pau Grosso, BA4-Silveira, Carlota – Caminho Novo e João Pato – Frechas.

4. GEOCACHING

Nesta era tecnológica, a quarta sugestão socorre-se dos dispositivos móveis para o oferecer “desporto, orientação, aventura, descoberta, história e cultura “, procurando as dezenas de “caixas” escondidas do popular jogo “Geocaching” existentes na freguesia. Na emocionante aventura de as encontrar, para além da adrenalina da conquista poderá ficar a saber mais um pouco sobre a história e cultura daquele local.

5. MOINHOS — TRILHO DA RIBEIRA — FRECHAS

A iniciativa “5 Dias 5 sugestões para visitar a Agualva”, termina com uma proposta que começa na Rua do Saco (início do trilho), com um convite a visitar os moinhos, prossegue convidando-o a exercitar os músculos em área apropriada para o efeito, depois aconselha-o a apreciar a paisagem, respirando os aromas da vegetação ao som do fluir da água. Poderá banhar-se numa cascata antes de partir para a descoberta das várias espécies endémicas e biologicamente sustentáveis existentes na mata das Frechas como o cedro do mato; alecrim; alfazema; pau branco; gingeira brava; ginkobiloba; olaia; laranjeira; sanguinho; urze; uva-da-serra; folhado; azevinho. O dia poderá ser agradavelmente terminado com um piquenique no parque das Frechas.

Feitas as sugestões da Junta de Freguesia é tempo de partir à descoberta da freguesia da Agualva e encontrar muitos outros pontos de interesse, a começar pela hospitalidade das suas gentes, garanto-vos o Praia Expresso.

Fotos: © RS/JFA | JFA/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s