Na sequência do protocolado a 17 de julho, entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Força Aérea Portuguesa, através do Comando da Base Aérea Nº4 (BA4), o espaço que conta os 79 anos de história daquela infraestrutura militar na ilha Terceira, passa a ser visitável pelo público em geral às sextas-feiras, entre as 09:30 e as 13:30, com início já na próxima, dia 31 de julho.
Tratando-se de uma infraestrutura militar, e para facilitar o acesso ao núcleo museológico, é recomendado aos interessados contacto prévio (por email ou telefone) com o Gabinete de Turismo da Câmara Municipal para agendamento das visitas, permitindo antecipar todo o processo de identificação dos visitantes. Os interessados (para visitas de grupo ou a título individual) deverão utilizar para o efeito o endereço de correio eletrónico turismo@cmpv.pt ou o número de telefone 295 540 106.
De acordo com o protocolado, os visitantes estão apenas autorizados a circular no trajeto Posto Um – Núcleo Museológico – Posto Um, estando proibida a circulação noutras áreas da unidade militar. A visita será sempre acompanhada pelos técnicos de Turismo do Município da Praia da Vitória.
Para o vereador Tiago Ormonde, responsável pelo pelouro do Turismo da autarquia praiense, esta parceria “amplia a oferta das atrações turísticas no Concelho, valorizando um património único: a ação da Força Aérea Portuguesa no socorro das populações e gestão do espaço aéreo e mar em redor das ilhas; a presença militar estrangeira naquela infraestrutura militar; e os impactos sociais, culturais e históricos desta presença”.
Sobre o horário limitado, Tiago Ormonde avança que, o mesmo decorre do facto de o núcleo museológico funcionar no interior de uma infraestrutura militar, cujo acesso é condicionado.
“A parceria firmada com a Autarquia permite que as visitas sejam guiados por técnicos do turismo da Câmara Municipal, sendo responsabilidade do comando da Base garantir um período de acesso ao local”, diz Tiago Ormonde, citado em nota de imprensa do Gabinete de Comunicação do Município.
Imagem: © GC-MPV | GC-MPV/PE