NOVO SISMO DE MAGNITUDE 3,4 SENTIDO NA PRAIA DA VITÓRIA

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), foi registado às 10:47 (hora local) desta quarta-feira, 15 de julho, um evento com magnitude 3,4 na escala de Richter e epicentro a cerca de 24 quilómetros a este/sudeste do Cabo da Praia, no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

De acordo com a informação recolhida, o sismo foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli Modificada na freguesia de Santa Cruz, concelho de Praia da Vitória.

Ontem, foram sentidos dois sismos na ilha Terceira, um às 09:37 e outro às 21:02.

ESCALA DE MERCALLI MODIFICADA
Graus de intensidade e respetiva descrição.

III (Fraco)
Sentido dentro de casa. Os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo.

INQUÉRITO DE MACROSSÍSMICA

Face ao enquadramento geodinâmico do Arquipélago dos Açores, na junção entre 3 placas tectónicas (Placa Norte-Americana, Placa Euroasiática e Placa Africana), é frequente a população sentir alguns sismos ao longo do ano.

Com base numa Rede de Monitorização Sísmica Permanente própria, o CIVISA determina vários parâmetros sísmicos, nomeadamente a profundidade, a localização epicentral e a magnitude, entre outros, mantendo atualizado o mapa de sismicidade que disponibiliza à população em: www.civisa.azores.gov.pt.

No entanto, para que se proceda a uma análise rigorosa dos efeitos dos sismos, nomeadamente nas pessoas e nas estruturas, torna-se essencial determinar a sua intensidade com base na Escala de Mercalli Modificada.

Assim, o CIVISA apela à população que, em caso de sismo sentido, preencha o inquérito disponível em: www.ivar.azores.gov.pt/inquerito-macrossismica.

O CIVISA agradece a todas as pessoas que têm colaborado nesta tarefa espontaneamente e àquelas que se têm disponibilizado para serem contactadas via telefónica.

GaCS/SRPCBA/CIVISA/IPMA/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s