INVESTIMENTO DE 14 MILHÕES DE EUROS NO PORTO DAS PIPAS REFORÇA LIGAÇÃO DE ANGRA DO HEROÍSMO COM O MAR, AFIRMA VASCO CORDEIRO

O Presidente do Governo presidiu hoje à cerimónia que marcou o arranque das obras de construção da rampa roll-on/roll-off e de melhoria da operacionalidade e abrigo do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, na Terceira, um investimento de cerca de 14 milhões de euros que vai potenciar as ligações marítimas nesta ilha do Grupo Central.

“Este é um investimento que concretiza um dos vetores essenciais de reforço da ligação entre a cidade e o concelho de Angra do Heroísmo com o mar. A sua importância acaba por se alicerçar na significativa melhoria de condições de operacionalidade que vai ter em relação à situação presente”, afirmou Vasco Cordeiro, no primeiro dia da visita do Governo dos Açores à ilha Terceira.

Segundo disse, o aumento do cais principal deste porto para um total de 180 metros reforçará a sua capacidade para receber escalas de navios de cruzeiros temáticos, enquanto a construção da rampa roll-on/roll-off potenciará as ligações marítimas com as ilhas do Grupo Central, através dos navios ferry da Atlânticoline, passando a ter condições para o transporte de passageiros e viaturas em toda a sua plenitude.

“Este investimento é, pois, um sinal claro de melhoria da funcionalidade deste porto, de criação de novas áreas de afirmação. Além disso, se a estes 14 milhões de euros, somarmos outros cerca de quatro milhões de recuperação dos estragos do furacão Lorenzo, garantiremos as condições para termos uma infraestrutura com todas as condições acrescidas de segurança e de operacionalidade”, salientou.

Esta empreitada no Porto das Pipas insere-se num conjunto de investimentos que tem sido concretizado em infraestruturas portuárias e respetivos equipamentos na Terceira, assegurou Vasco Cordeiro, salientando que, apenas neste mandato, entre obras concluídas, obras que estão a decorrer e obras já lançadas, ascende a cerca de 28 milhões de euros.

Numa leitura de âmbito regional, o Presidente do Governo adiantou que, no período de 2016-2023, está previsto um investimento nesta área superior a 400 milhões de euros, incluindo a recuperação das infraestruturas portuárias danificadas pelo furacão Lorenzo no final de 2019.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que tem sido desenvolvido, desde logo pela empresa Portos dos Açores, um “trabalho aturado” noutro investimento estruturante para a ilha Terceira, o Terminal de Cruzeiros da Praia da Vitória.

Esse trabalho permite que, encontrada uma solução que, do ponto de vista técnico, se afigura como a mais correta, se possa dar o passo de avançar num trabalho de concertação com diversas entidades para, o mais rapidamente possível, concretizar este investimento, que, com outra funcionalidade, poderá fortalecer o papel que esta ilha desempenha no transporte marítimo de lazer, afirmou o Presidente do Governo.

Fotos: © GaCS/JAR | GaCS/PC/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s