ARTUR LIMA PERDE CORRIDA À ORDEM DOS MÉDICOS DENTISTAS

Vice-presidente do CDS-PP nacional e líder do CDS-PP/Açores, Artur Lima, perdeu por margem considerável as eleições ao cargo de bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), nas últimas eleições da Ordem, obtendo 27% dos votos validamente expressos.

No ato eleitoral que decorreu no passado sábado, dia 27 de junho, e cujo resultado final só foi conhecido esta segunda-feira, 29, devido ao voto por correspondência nas mesas eleitorais das cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Angra do Heroísmo, Artur Lima recebeu 1.115 intenções de voto contra 3.472 do candidato da lista “A”, Miguel Pavão, num universo eleitoral de 4.748 médicos dentistas inscritos.

Com esta votação, o candidato da lista “A”, Miguel Pavão, sucede ao antigo bastonário, Orlando Monteiro da Silva, que presidiu aos destinos da Ordem nos últimos 18 anos.

A candidatura do médico dentista açoriano, deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, foi apresentada sob o lema “renovar com confiança” assente na “experiência cívica e política” necessária para “estabelecer consensos” e fazer “reivindicações” junto do Governo, à qual se junta experiência clínica no sector público e privado.

Recorde-se que o atual vice-presidente do CDS-PP, presidente do CDS-PP/Açores e deputado regional, é representante da OMD na Região há 12 anos. Na lista apresentada à OMD estão membros dos anteriores corpos sociais, no entanto, segundo o próprio, há uma renovação de mandatos de 50%.

Na candidatura apresentada, Artur Lima apresentou como principais linhas de ação a dignificação da profissão e a promoção da literacia da população sobre a saúde oral.

Não obstante, a esmagadora maioria dos votantes optou por “Mudar com confiança, pelo futuro da Profissão”, slogan da lista “A” que se assumiu como projeto composto por médicos dentistas em exercício profissional, que pretendem defender a classe, melhores políticas de Saúde Oral; valorizar a profissão pelo ensino, formação e mercado de trabalho; e reestruturar a OMD, tornando-a mais próxima dos colegas, mais dinâmica e mais transparente.

O novo bastonário da OMD é Diretor Clínico de uma clínica na cidade do Porto, tendo sido condecorado com a Ordem de Mérito, pelo Presidente da República Portuguesa, por serviços meritórios que revelaram abnegação em favor da coletividade em 2015, e foi o fundador da primeira ONG dedicada à promoção de Saúde Oral, “Mundo A Sorrir”, que já beneficiou mais de 500 mil pessoas em 5 países diferentes.

Foto: © DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s