SÃO ROQUE DO PICO: ÁGUAS BALNEARES DISTINGUIDAS COM BANDEIRA AZUL

Conforme noticiado pelo Praia Expresso na passada quarta-feira, 20 de maio, as piscinas do Cais do Pico e da Furna, em Santo António, no concelho de São Roque do Pico, foram distinguidas com a Bandeira Azul da Europa 2020 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Este galardão, entre outras coisas, significa boa qualidade da água, boas instalações sanitárias e boas acessibilidades, garante de sustentabilidade ambiental, segurança e conforto.

Para a vereadora com a pasta do Ambiente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, esta distinção valoriza as águas balneares do concelho detentor da marca “Capital do Turismo Rural”, anunciando que no futuro, a intenção da autarquia “passa por candidatar à Bandeira Azul uma zona balnear em cada uma das freguesias do concelho”. Contudo, esclarece, a candidatura obriga “a um histórico de quatro anos de análises à qualidade da água, cujo processo está a decorrer neste momento”.

Composta por piscina natural, com os balneários localizados no interior do jardim, a Zona Balnear do Cais do Pico dispõe de parque de estacionamento e disponibiliza condições para receber pessoas com mobilidade reduzida; enquanto a Furna é uma zona balnear em mar aberto, que inclui duas piscinas artificiais com água do mar.

Numa altura em que se colocam muitas dúvidas sobre as regras a implementar na próxima época balnear, Gui Goulart deixa um apelo aos banhistas para que “cumpram” as medidas que serão exigidas devido à situação de pandemia, aguardando-se “indicação do Governo Regional para adaptação das regras à nova realidade”.

O programa da Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, incentivando a realização de ações que resolvam os problemas existentes. Para a época balnear 2020, 47 localidades açorianas mereceram a confiança da ABAE e vão hastear a Bandeira Azul da Europa.

A conferência de imprensa de apresentação das praias distinguidas este ano com o galardão Bandeira Azul da Europa, decorreu no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, na passada quarta-feira, 20 de maio, Dia Europeu do Mar, da Marinha Portuguesa, do 122.º aniversário da inauguração pelo Rei D. Carlos do Museu Vivo de História Natural Aquário Vasco da Gama e que assinala o feito do grande navegador Vasco da Gama que, em 1498, aportava em Calecute, na Índia, ligando por mar, pela primeira vez na história da navegação, a Europa ao Oriente.

Fotos: © CMSRP | CMSRP/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s