AÇORES TÊM 47 ZONAS BALNEARES COM BANDEIRA AZUL DA EUROPA

A lista de praias costeiras e fluviais, portos de recreio e marinas e embarcações de ecoturismo galardoados com a Bandeira Azul para a época balnear 2020, foi hoje anunciada, pela coordenação nacional do Programa Bandeira Azul da Europa, em conferência de imprensa no Aquário Vasco da Gama, na cidade de Oeiras.

Neste dia em que se assinala o Dia Europeu do Mar e da Marinha Portuguesa, a Associação Bandeira Azul Europa (EBAE) escolheu o Aquário Vasco da Gama, importante Museu Vivo de História Natural, inaugurado pelo Rei D. Carlos precisamente no dia 20 de maio de 1898, para anunciar os resultados do Programa Bandeira Azul, bem como o tema de este ano, adaptado ao contexto deste novo tempo e as datas e locais para o hastear oficial das bandeiras.

Dos 387 locais galardoados com a Bandeira Azul 2020, 47 são dos Açores, com o concelho da Praia da Vitória a liderar, pelo segundo ano consecutivo, o ranking dos concelhos da Região com mais zonas balneares distinguidas, acrescentando mais duas às sete que anteriormente ostentavam este símbolo, entraram a Praia dos Sargentos e a Marina.

A nível nacional, a região do Algarve lidera com 91 locais, segue-se a região Norte com 78 e Tejo com 63. Os Açores apresentam-se como a quarta região do país com mais bandeiras azuis (47), seguindo-se a região Centro com 46, o Alentejo com 40 e finalmente a Madeira com 22 locais galardoados.

Nos Açores, depois da Praia da Vitória, apresenta-se o concelho de Angra do Heroísmo com 8, Ponta Delgada 6, Horta e Vila do Porto 5, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo 3, Lagoa e São Roque do Pico 2, e com apenas uma bandeira Santa Cruz da Graciosa.

ZONAS BALNEARES GALARDOADOS

Praia da Vitória (9): Escaleiras; Praia Grande; Porto Martins; Riviera; Prainha; Quatro Ribeiras; Praia dos Sargentos; Zona Balnear dos Biscoitos; Marina.

Angra do Heroísmo (8): Baía do Refugo; Cinco Ribeiras; Negrito; Prainha; Salga; Salgueiros; Silveira; Marina.

Ponta Delgada (6): Milícias; Poças Sul dos Mosteiros; Poços S. Vicente Ferreira; Pópulo; Zona Balnear do Forno da Cal; Marina de Ponta Delgada;

Horta (5): Almoxarife; Castelo Branco; Porto Pim; Varadouro; Marina.

Vila do Porto (5): Anjos; Formosa; Maia; São Lourenço; Marina

Povoação (3): Portinho do Faial da Terra; Praia do Fogo; Ribeira dos Pelames.

Ribeira Grande (3): Areal de Santa Bárbara; Calhetas; Praia dos Moinhos.

Vila Franca do Campo (3): Água d’Alto; Prainha de Água d’Alto; Vinha da Areia.

Lagoa (2): Caloura; Zona Balnear da Lagoa.

São Roque do Pico (2): Furna de Santo António; Piscina do Cais.

Santa Cruz da Graciosa (1): Barro Vermelho.

CERIMÓNIA DE HASTEAR DA BANDEIRA E TEMA

As cerimónias do hastear da bandeira azul, não obstante o atual contexto epidemiológico, vão manter-se e decorrem no dia 15 de junho. Este ano, a cerimónia de hastear da bandeira em praia costeira decorrerá no Algarve, no concelho de Loulé, de manhã, e à tarde na Marina de Portimão. Já o hastear da bandeira azul oficial de 2020 em praia fluvial será em Seia, em data a anunciar futuramente.

Recorde-se que o ano passado, o hasteamento oficial da Bandeira Azul da Europa em praia costeira, decorreu a 01 de junho, na Praia Grande, na cidade da Praia da Vitória, numa cerimónia que contou com várias individualidades, entre elas o presidente da EBAE, José Archer.

Tendo em conta este novo tempo e num esforço de adaptação às condições por ele imposto, a EBAE alterou o tema previsto para “De volta ao mar, com a atitude de mudar”, deixando às autoridades locais adaptar e adotar de acordo com as especificidades de cada praia e as determinações das autoridades de saúde os procedimentos para uma utilização adequada e responsável.

BANDEIRA AZUL

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, um galardão que é atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental.

Uma praia com bandeira azul significa, entre outras coisas, que é uma praia com uma boa qualidade da água, limpa e equipada com recipientes para o lixo, com instalações sanitárias em boas condições de higiene, com boas acessibilidades, que é vigiada por nadadores-salvadores, com equipamento para prestar os primeiros socorros e com informação e atividades de educação ambiental.

Ao todo são necessários 32 requisitos para que uma praia possa hastear a Bandeira Azul.

PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s