CÂMARA DA PRAIA APOIA GANADARIAS EM MAIS DE DEZ MIL EUROS

A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), deliberou, por unanimidade, na reunião ordinária do passado dia 04 de maio, conceder um apoio financeiro no valor de 10.880,00 euros, à Associação Regional dos Criadores de Touros das Touradas à Corda (ARCTTC), mediante celebração de um contrato programa, destinado a mitigar os prejuízos provocados pelo cancelamento de diversas touradas à corda no concelho devido à pandemia COVID-19.

A proposta, submetida pelo presidente da edilidade, Tibério Dinis, na sequência de um pedido da ARCTTC, que manifestou-se preocupada com a subsistência das ganadarias face ao atual contexto pandémico, prevê a transferência, em valor equivalente, da verba orçamentada para as festas tradicionais do concelho. No entanto, ressalvou Tibério Dinis, caso se venha a realizar festas em junho, ou em julho, ou a partir dessa data, as mesmas não deixarão de ser apoiadas, pois ainda constam outros cinquenta por cento no âmbito do regulamento municipal de apoio às festas.

Os 10.880,00 euros atribuídos à ARCTTC serão depois distribuídos pelas ganadarias de acordo com o número de touradas realizadas pelas mesmas no concelho da Praia da Vitória na época taurina anterior.

A ARCTTC foi fundada a 02 de junho de 2000 e conta atualmente com 15 ganadarias associadas, oriundas de três ilhas do grupo Central:
Terceira: Francisco Sousa; Rego Botelho; Casa Agrícola José Albino Fernandes; Herdeiros de Ezequiel Rodrigues; Eliseu Gomes; Herdeiros de Humberto Filipe; Manuel João Rocha; João Gaspar; António Lúcio Ferreira; Francisco Pereira; Genoveva Tristão.
São Jorge: Álvaro Amarante, Gabriel Azevedo; Paulo Teixeira.
Graciosa: Manuel Silva.

A ARCTTC tem como principais objetivos da sua atuação a promoção da seleção de ganadarias de toiros da tourada à corda; estudar e adotar as medidas apropriadas aos problemas relacionados com a produção e comercialização dos toiros à corda; prestar uma eficiente colaboração, quer no aspeto técnico como consultivo; participar na redação e cumprimento dos regulamentos que digam respeito a assuntos relacionados com a tourada à corda e promover e defender a tauromaquia.

Presentemente a Direção da ARCTTC é presidida por Sónia Ferreira, da ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes, sendo a secretária da direção, Mariana Rego Botelho, da ganadaria Rego Botelho, e tesoureira, Emiliana Gaspar, da ganadaria João Gaspar.

No passado dia 24 de abril, em entrevista ao Praia Expresso, Sónia Ferreira, revelava-se apreensiva com a viabilidade de algumas ganadarias face à crise provocada no sector pela pandemia COVID-19.

Foto: © Marco Charamba | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s