PCP/AÇORES RECOMENDA QUE INSUFICIÊNCIAS DO SISTEMA DE SAÚDE REGIONAL REVELADAS NESTA CRISE SIRVAM DE REFLEXÃO PARA O FUTURO AO GOVERNO REGIONAL

Para os comunistas açorianos, as insuficiências de meios técnicos e humanos reveladas nesta crise sanitária não são uma novidade, mas o Governo dos Açores sempre as menosprezou, pelo que desejam que as mesmas sirvam de reflexão para o futuro. O PC/Açores alerta ainda que nesta pandemia “não pode valer tudo” multiplicando-se práticas de “violação grosseira dos direitos dos trabalhadores”.


O PCP/Açores em nota de imprensa, esta quarta-feira, enviada às redações, dá conta da sua avaliação à resposta que tem sido dada pelo Serviço Regional de Saúde (SRG) no combate ao surto epidémico Covid-19 na Região Autónomas dos Açores, assim como, da situação social e económica que se vive na Região no atual estado de emergência.

Para os comunistas açorianos, “são evidentes as insuficiências de meios técnicos e humanos necessários para dar uma resposta mais eficaz” por parte do SRS neste momento de crise sanitária, o que para o PCP/Açores não constitui novidade, mas que foi “sempre menosprezado pelo Governo Regional”.

“Para o futuro é necessário fazer uma reflexão profunda sobre a importância do SRS e uma avaliação exaustiva da estrutura que temos e dos meios técnicos e humanos existentes, esforçando-nos para que em todas as ilhas seja reforçada a área da prevenção e dos cuidados de saúde”, aconselha o PCP/Açores.

Para além dos assuntos diretamente ligados à gestão sanitária da emergência, o PCP/Açores afirma que, à conta do Covid-19, não pode valer tudo.

“É urgente defender os direitos dos trabalhadores e combater quem os quer retirar. O PCP já identificou diversas situações concretas em que se verificam atropelos a direitos básicos dos trabalhadores, bem como situações de redução dos seus salários e rendimentos. Existem empresas onde o patronato está a impor férias forçadas, e outras em que os trabalhadores estão a ser obrigados a horários de trabalho completamente desregulados, com prolongados períodos de atividade sem que os direitos à justa remuneração e ao descanso estejam a ser minimamente considerados. Como a realidade concreta vem confirmando, alguns sectores do patronato e grupos económicos pretendem instaurar a ideia de que vale tudo, multiplicando práticas de violação grosseira dos direitos dos trabalhadores e aproveitando esta conjuntura para intensificar a exploração”, acusa o PCP/Açores.

Não colocando em causa a atuação do Governo Regional, nas respostas sanitárias ao controle e tratamento do Covid19, o PCP/Açores faz questão de lembrar que, se algumas das propostas que tem vindo a apresentar ao longo dos anos tivessem sido aprovadas, a resposta dos serviços públicos e da economia regional seria mais eficaz, nomeadamente as medidas referentes ao aumento dos rendimentos dos trabalhadores do setor privado por via do acréscimo regional ao salário mínimo regional; o aumento do financiamento do SRS com a tradução prática de contratação de mais meios humanos (médicos, enfermeiros e assistentes operacionais e construção de novos centros de saúde em ilhas sem Hospital; o aumento da produção regional e da diversificação agrícola, contribuindo assim para a redução da dependência externa da economia regional; a diminuição da taxa superior do IVA; e a gestão de proximidade dos recursos piscatórios e a valorização do pescado em primeira venda, ou seja, no valor pago em lota aos pescadores/produtores;

A nota de imprensa do PCP/Açores finaliza com uma saudação “a todos os profissionais de saúde pelo trabalho que estão a realizar na linha da frente do combate ao Covid-19, bem como todos os outros trabalhadores que diariamente garantem a resposta às necessidades das populações, pela sua dedicação e exemplo”.

S-DORAA/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s