COVID-19: 11 CASOS, 1.763 PESSOAS EM VIGILÂNCIA EM TODAS AS ILHAS

Primeiro caso positivo foi reportado a 15 de março. Passados 7 dias são 11, com 1.763 pessoas em vigilância ativas pelas autoridades de saúde: 718 — São Miguel; 50 — São Jorge; 114 — Terceira; 61 — Flores; 23 — Faial; 58 — Graciosa; 19 — Pico; 31 — Santa Maria; 3 — Corvo.


O primeiro caso positivo de coronavírus nos Açores foi detetado a 14 de março, tendo sido declarado pela Autoridade de Saúde Regional, na madrugada de domingo, 15, através de comunicado publicado no portal do Gabinete de Apoio à Comunicação Social dos Açores.

Tratava-se de uma magistrada de 29 anos, residente no concelho de Angra do Heroísmo, com história de passagem recente por Amsterdão, na Holanda, e Felgueiras, em Portugal continental.

O segundo caso positivo de Covid-19 na Região, foi comunicado pela Autoridade de Saúde Regional a 18 de março, quarta-feira, correspondendo a um indivíduo do sexo feminino de 49 anos, residente na ilha de São Jorge.

Já o terceiro caso de Covid-19 foi reportado pelas entidades competentes a 19 de março. Tratava-se de um indivíduo do sexo feminino, de 24 anos, residente na ilha do Faial.

No dia 21 de março, foi reportado o segundo caso de infeção por SARS-CoV-2 na ilha de São Jorge, elevando para 4 o número de casos no arquipélago. Este segundo caso, um indivíduo do sexo feminino com 60 anos, está relacionado com um grupo de 8 pessoas que viajou para o Dubai, donde surgiu o primeiro caso na ilha.

Este domingo, 22 de março, a Autoridade de Saúde Regional reportou mais 7 novos casos, cinco dos quais da ilha de São Jorge, diretamente relacionados com o grupo de 8 pessoas que viajou para o estrangeiro e de onde surgiu o primeiro e o segundo caso naquela ilha. Estes cinco novos casos, que elevam para 7 os casos de Covid-19 em São Jorge, referem-se a três indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre 43 e 52 anos, e dois do sexo feminino, entre os 45 e 68 anos.

Dos restantes dois casos, este domingo confirmados, um corresponde a um indivíduo do sexo masculino, de 40 anos, residente na ilha Terceira, e o outro, a um indivíduo do sexo masculino, de 24 anos, residente na ilha de São Miguel.

Às 00:00 deste domingo existiam nos Açores 11 casos de covid-19: sete em São Jorge (4 femininos e 3 masculinos), dois na Terceira (1 feminino e 1 masculino), um no Faial (feminino), e um em São Miguel (masculino). Ainda às 00:00 deste domingo, existiam 20 casos suspeitos, em que oito aguardam resultado do teste laboratorial e doze aguardam colheita.

Presentemente as autoridades de saúde têm 1.763 pessoas em vigilância ativa. Destas, 686 provêm de encaminhamentos realizados pela Linha Saúde Açores e 1.077 foram identificados em trabalho de campo pelas Delegações de Saúde. Deste trabalho, resulta que 718 são da ilha de São Miguel, 50 da ilha de São Jorge, 114 da ilha Terceira, 61 da ilha das Flores, 23 da ilha do Faial, 58 da ilha Graciosa, 19 da ilha do Pico, 31 da ilha de Santa Maria e 3 da ilha do Corvo.

Apesar da existência de vigilâncias ativas em todas as ilhas dos Açores, a Autoridade de Saúde Regional, assegura, que não existe transmissão comunitária local do novo coronavírus, sendo os 11 casos à data reportados, casos importados.

Dos 11 casos positivos 4 estão internados, 3 no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e 1 no Hospital da Horta. Os restantes sete estão em hospitalização domiciliária. Todos os infetados, segundo informa a Autoridade de Saúde Regional, apresentam um quadro clínico estável. Adianta a mesma autoridade que face ao tempo decorrido dos primeiros casos positivos é provável que nos próximos dias possam haver notícias de casos recuperados.

PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s