JORNADAS AUTÁRQUICAS DA PRAIA DA VITÓRIA: GRUPO DE TRABALHO VISITA LAR D. PEDRO V

No âmbito das Jornadas Autárquicas da Praia da Vitória, o grupo de trabalho responsável pela sua organização, visitou o Lar D. Pedro V no sentido de avaliar os cuidados prestados aos idosos no concelho. Não obstante a recente criação do Estatuto do Cuidador Informal, para o grupo “é fundamental um reforço das valências para idosos” no concelho.


O grupo de trabalho responsável pela organização das Jornadas Autárquicas do Concelho da Praia da Vitória, que terão lugar no próximo dia 04 de abril, na vila das Lajes, visitou ontem, as instalações do Lar D. Pedro V, na cidade da Praia da Vitória.

Inserida nos trabalhos preparatórios das referidas jornadas, a visita enquadrou-se no âmbito dos cuidados prestados aos idosos no concelho praiense, já que, segundo Maria de Fátima Homem, “é fundamental um reforço das valências para idosos no concelho da Praia da Vitória”.

“Atualmente, todos reconhecemos que temos uma população cada vez mais envelhecida, resultante do aumento da esperança média de vida, exemplo disso é a média de idades dos utentes do Lar D. Pedro V – 88 anos. Pelo que, torna-se necessário criar mais infraestruturas que possibilitem acolher os nossos concidadãos em idade avançada, proporcionando-lhes qualidade de vida e cuidados de saúde dignos”, referiu a também primeira secretária da Assembleia Municipal da Praia da Vitória.

Entendo o grupo de trabalho destas jornadas que “numa altura em que os padrões de exigência da população para com a qualidade de vida dos seus familiares é difícil conciliar com as exigências profissionais ou é compatível com pessoas idosas a serem cuidadoras de outras pessoas idosas, a Praia da Vitória carece de um reforço das infraestruturas que possam acolher idosos, nomeadamente, estruturas residenciais vulgarmente conhecidas por lares”.

O concelho da Praia da Vitória dispõe apenas de dois lares (D. Pedro V e São Brás) e de um Centro de Apoio à Deficiência, pelo que segundo Maria de Fátima Homem, “é necessário um aumento das respostas existentes, o que terá de resultar de uma ação concertada entre a sociedade civil e as entidades públicas. Somos do entendimento que uma sociedade solidária, com respeito pela dignidade humana e que presta a devida resposta à população idosa, será com certeza uma sociedade mais forte e desenvolvida”.

No âmbito da visita que contou com a presença de elementos do Conselho de Administração desta Instituição de Particular de Solidariedade Social (IPSS), o grupo de trabalho constatou a qualidade das infraestruturas físicas, assim como, das várias valências que o Lar D. Pedro V disponibiliza à população da Praia da Vitória, em especial aos 75 utentes que usufruem dos serviços prestados por mais de oito dezenas de colaboradores.

“Verificamos nesta visita o profissionalismo e integridade com que todos os colaboradores do Lar D. Pedro V orientam a sua ação. Tratando-se da única instituição do concelho da Praia da Vitória que integra a Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, com disponibilização de 10 camas, é sua responsabilidade a prestação integrada de cuidados de saúde e apoio social que contribuam para a melhoria do conforto e autonomia das pessoas”, salientou Maria de Fátima Homem.

Num momento em que o Governo dos Açores criou o Estatuto do Cuidador Informal, numa perspetiva de proporcionar condições para manter os cidadãos em situação de dependência, no seu contexto natural de vida e integrados na sua comunidade, para o Grupo de Trabalho, paralelamente, continua a ser fundamental o crescimento e reforço da rede de respostas dirigidas ao atendimento da pessoa idosa, como o acolhimento em estruturas residenciais.

“Com projetos que possibilitarão o aumento da capacidade de resposta às necessidades do Concelho e a rentabilização dos recursos humanos existentes, o trabalho desenvolvido por esta Instituição deve ser encarado como um exemplo da prestação de apoio a idosos que deve existir no concelho da Praia da Vitória”, concluiu o grupo de trabalho no final da visita.

GTROJ/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s