JORNADAS AUTÁRQUICAS DA PRAIA DA VITÓRIA: GRUPO DE TRABALHO VISITA GRATER

O grupo de trabalho do projeto autárquico do Partido Socialista do concelho da Praia da Vitória, iniciou hoje as visitas preparatórias das Jornadas Autárquicas da Praia da Vitória, que decorrerão na vila das Lajes no próximo dia 04 de abril. Neste primeiro contato com instituições, empresas e entidades públicas, o grupo liderado por Paulo Messias esteve reunido com o conselho de administração da GRATER.


No âmbito da preparação das Jornadas Autárquicas da Praia da Vitória, que decorrerão a 04 de abril na Vila das Lajes, o grupo de trabalho responsável pela sua organização visitou hoje, quarta-feira, 04 de março, a GRATER – Associação de Desenvolvimento Local das ilhas Terceira e Graciosa. Os elementos do grupo de trabalho iniciaram, assim, um conjunto de visitas integradas na preparação destas Jornadas, que incluem contactos com instituições, empresas e entidades públicas.

Na reunião estiveram presentes elementos do conselho de administração da GRATER, associação com sede na Praia da Vitória e que completa este ano vinte e cinco anos de existência. A GRATER é atualmente presidida pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, representada pela Eng.ª Fátima Amorim e na qual o vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tiago Ormonde, desempenha as funções de vice-presidente.

“Iniciamos as nossas visitas pela GRATER considerando ser uma entidade que tem contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento do concelho da Praia da Vitória (CMPV), com especial enfoque para o contributo no desenvolvimento rural. A GRATER tem sido responsável pelo apoio na concretização de dezenas de projetos de investimento pelas Juntas de Freguesia, pelas Câmaras Municipais, assim como, por muitos empresários praienses”, referiu Paulo Messias, coordenador do grupo de trabalho e atual presidente da Assembleia Municipal da Praia da Vitória.

Paulo Messias, que já presidiu à GRATER no âmbito das suas funções como vice-presidente da CMPV, destacou no âmbito da reunião que “a GRATER tem sido responsável pelo apoio financeiro a vários projetos de investimento, através da gestão e distribuição de fundo comunitários, que contribuem para a criação de empregos e de infraestruturas essenciais ao desenvolvimento económico, cultural, social e desportivo da Praia da Vitória”.

O coordenador do grupo de trabalho realçou ainda que “nos três eixos de apoio essenciais, no qual se inclui o apoio nas áreas do mar, pescas, orla costeira e atividades marítimo-turísticas – designado GRATER Mar, neste último, caso todas as candidaturas sejam aprovadas, pressupõem-se a concretização de um investimento total de cerca de 75 mil euros na Praia da Vitória. Já no que se refere aos restantes eixos, no período de 2018 e 2019, foram aprovados 31 projetos relativos à Praia da Vitória, num montante superior a 2 milhões de euros, responsáveis por 21 novos postos de trabalho.”

Paulo Messias fez, no entanto, um alerta relativo à necessidade da GRATER ter “uma voz ativa na definição das linhas gerais do próximo quadro comunitário”, considerando que “é essencial manter o apoio através de fundos comunitários na concretização de projetos de investimento que melhoram a qualidade de vida dos nossos concidadãos”.

De igual modo, o grupo de trabalho manifestou a sua preocupação com a eventual alteração da percentagem exigida na concretização de projetos cofinanciados pela União Europeia. “O eventual aumento de 15% para 30% da taxa de comparticipação exigida no âmbito da execução de projetos cofinanciados poderá ser um fator limitador da concretização de investimentos estruturantes para o desenvolvimento da Praia da Vitória, pelo que, as entidades competentes devem diligenciar todos os esforços possíveis para evitar que isso se concretize”, finalizaram.

GTROJAPSCP/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s