PROJETO DE RESOLUÇÃO QUE RECOMENDA A CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO INSTALADORA DO CENTRO INTERPRETATIVO DA BASE DAS LAJES, APROVADO POR UNANIMIDADE NO PARLAMENTO AÇORIANO

Para o CDS-PP/Açores estão dados os primeiros passos para a instalação efetiva do Centro Interpretativo da Base das Lajes. Embora o projeto de resolução agora aprovado não seja vinculativo, a avaliar pelas declarações do secretário regional com a pasta da Cultura, o centro poderá mesmo avançar, já que estão reunidas as condições para a sua criação.


Por iniciativa do grupo parlamentar do CDS-PP/Açores foi ontem (13.02.2020) a discussão e eventual aprovação, na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta, um projeto de resolução que recomenda ao Governo dos Açores a constituição de uma comissão instaladora e coordenadora do Centro Interpretativo da Base das Lajes, formada por um representante do Governo Regional, um representante do Instituto Histórico da Ilha Terceira e um representante da Universidade dos Açores, tendo como objetivo concretizar os procedimentos necessários para a efetiva instalação do referido Centro.

Submetido a votação, o Projeto de Resolução n.º 171/XI mereceu a concordância de todos os grupos e representações parlamentares, tendo sido aprovado por unanimidade.

Segundo Alonso Miguel, deputado do CDS-PP/Açores, que assegura estarem dados os primeiros passos para a efetiva instalação do Centro, a missão desta comissão instaladora “será assegurar o cumprimento de objetivos como a promoção de atividades no âmbito da interpretação da história local, o apoio à investigação científica e o fomento do turismo cultural na ilha Terceira”, fazendo do Centro Interpretativo da Base das Lajes “um espaço verdadeiramente dinâmico de aprendizagem e sociabilidade”.

“A valorização do património cultural da Base das Lajes é fundamental para a preservação e promoção da nossa identidade, como prova do legado da nossa Região e do País na defesa da democracia e da liberdade”, afirmou o parlamentar.

Foi, segundo sustentou, por esse motivo, que o CDS-PP propôs e fez aprovar, no âmbito do Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores de 2019, a criação do Centro Interpretativo da Base das Lajes, no sentido de dar “uma resposta a todos aqueles que procuram o acesso à História Contemporânea da Ilha Terceira e dos Açores no contexto geopolítico e geoestratégico mundial”.

A resolução agora aprovada não tem eficácia vinculativa, mas a avaliar pelas afirmações do secretário regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, o centro poderá mesmo avançar, já que estão reunidas as condições para a sua criação.

“Sobejam os testemunhos orais e escritos e as provas materiais indispensáveis à criação de um Centro Interpretativo da Base das Lajes”, afirmou Avelino Meneses, adiantando esse centro terá de ser “um espaço de valorização, divulgação e reflexão sobre o património da comunidade e um ponto de partida para o conhecimento da ilha e do arquipélago”, além de poder constituir “uma mais-valia” no desenvolvimento do turismo e da dinamização da economia.

Por estes motivos, acrescentou o Secretário Regional, “tudo aconselha” a constituição de uma comissão “instaladora ou de coordenação”, que pode integrar, entre outros, representantes do Governo, da Universidade dos Açores e do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Essa comissão terá como objetivo a definição de um programa, a seleção de parceiros como, por exemplo, a Força Aérea Portuguesa, considerando “a necessidade do aproveitamento, talvez de incorporação, da recolha já efetuada e da produção já feita sobre a história e as missões da Base da Lajes”, salientou.

C-CDS-PP-A/GaCS/PB/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s