GOVERNO DA REPÚBLICA NÃO ABANDONOU A IMPLEMENTAÇÃO DE GNL NO PORTO DA PRAIA, AFIRMA BERTO MESSIAS

Ao intervir no parlamento dos Açores, no âmbito de um debate sobre Orçamento de Estado 2020, o secretário regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, proclamou que é falso que existam recuos ou abandono da implementação de GNL no Porto da Praia da Vitória por parte do Governo de Portugal.


O secretário regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares afirmou ontem, na Assembleia Legislativa, na Horta, que “não há qualquer tipo de abandono ou de retrocesso por parte do Governo da República na questão da implementação de um posto de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto da Praia da Vitória”.

Berto Messias, que falava no âmbito de um debate sobre o Orçamento de Estado, salientou que “este projeto já foi assumido pelo Governo da República de forma muito clara, de viva voz por membros do Governo da República, e através de resoluções muito claras do Conselho de Ministros, como a resolução que aprova o Quadro de Ação Nacional para a criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos e a resolução que aprova a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais— Horizonte 2026”.

O secretário regional lembrou que o Executivo açoriano já “afirmou por várias vezes, junto do Governo da República, a importância que deve ter o Porto da Praia da Vitória na estratégia nacional para a aposta no GNL” e relembrou que a Portos dos Açores integra um grupo europeu de trabalho, liderado pelo Banco Europeu de Investimentos, que tem liderado esta matéria da implantação deste combustível alternativo.

Na sua intervenção, lamentou que tenham sido propaladas “notícias que geraram muitos equívocos” e que “foram abordadas de forma errada”, com base nas declarações no âmbito de uma audição na Assembleia da República de “uma senhora que se representa a si própria e a entidades privadas”.

“Não há, neste momento, e segundo as informações que temos, uma única evidência, uma única informação oficial, que diga que o Governo da República abandonou a aposta no GNL na Praia da Vitória”, sublinhou Berto Messias.

Para o governante, qualquer afirmação em contrário é “uma mera especulação e uma afirmação infundada, sem um único dado concreto que a comprove”.

Berto Messias adiantou que a Região “continua a aposta nesta área, avaliando a viabilidade económica e a pertinência de apostar neste tipo de combustível alternativo no Porto da Praia da Vitória, que tem condições especiais e uma localização estratégica que deve ser valorizada e potenciada”.

GaCS/TM/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s