FAIAL: PROJETO “H2O” DA ESMA VENCE I EDIÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM ESCOLAR DA CMH

Projeto vencedor, orçado em 6721.74€, prevê a colocação de 4 bebedouros e a distribuição de garrafas reutilizáveis aos alunos. Com a sua implementação pretende-se erradicar o uso de garrafas de plástico e sensibilizar a comunidade para o consumo de água como prática saudável.


O projeto “H2O”, da autoria de Rita Gonçalves, da Escola Secundária Manuel de Arriaga foi o vencedor da I Edição do Orçamento Participativo Jovem Escolar (OPJE), uma iniciativa da Câmara Municipal da Horta (CMH) que teve como objetivo contribuir para um modelo de governação mais dinâmico, garantindo uma política de proximidade que incentiva a participação cívica dos jovens da ilha do Faial.

Foram apresentadas 20 propostas que, depois da análise técnica, passaram a 6 projetos. Estes projetos estiveram em votação de 13 a 31 de janeiro na Escola Secundária Manuel de Arriaga e na Escola Profissional da Horta. Foram registados 280 votos, sendo que o projeto mais votado foi o “H2O”.

De acordo com a vereadora da CMH, Ester Pinto Pereira, “esta é mais uma iniciativa do município de participação cívica e ativa dos/das jovens, durante o qual puderam dar o seu contributo com as suas ideias, para as escolas e para o concelho, em geral, tendo em conta as diversas áreas de intervenção”.

O projeto vencedor, orçado em 6721.74€, consiste na colocação de 4 bebedouros e na disponibilização de garrafas reutilizáveis aos alunos, tendo como objetivo a promoção do consumo da água como prática saudável e, simultaneamente, erradicar o uso das garrafas de plástico da Escola. No momento da sua implementação, será feita uma campanha de sensibilização junto da comunidade escolar para a importância de se beber água e para a importância de não se utilizarem plásticos.

Com uma dotação orçamental de 10.000 euros, o OPJE previa a apresentação de propostas, nas seguintes áreas de intervenção “Estilos de vida saudável”, “Diálogo Intergeracional”, “Sustentabilidade ambiental”, “Cultura e Tradições”, “Mobilidade e Voluntariado”, de acordo com o regulamento definido pelo Conselho Municipal para a Juventude, Ciência e Conhecimento do Município da Horta.

No final todos os participantes neste projeto receberam um prémio de reconhecimento por parte do Município.

Foto: © CMH | CMH/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s