INOVA NÃO QUER QUE ANGRA DO HEROÍSMO TENHA ESTAÇÃO DE ÁGUAS TERMAIS, DENUNCIAM VEREADORES DO PSD

Os Vereadores do PSD na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Marcos Couto e Miguel Bezerra, recomendaram que o executivo socialista “procure um novo parceiro” no âmbito dos trabalhos do projeto TERMAZ – Termalismo, Lamas Termais e Águas Engarrafadas dos Açores, acusando o INOVA de não querer que Angra tenha uma estação de águas termais.

Na última reunião camarário, os eleitos do PSD questionaram sobre o andamento da parceria entre o Município e o INOVA (Instituto Açoriano de Inovação Tecnológica) no que toca ao estudo, supostamente iniciado em 2010, de potencial aproveitamento das águas de Posto Santo e Terra Chã para tratamentos termais.

“Há mais de 10 anos foi anunciado que o INOVA iria estudar, no início de 2010, o aproveitamento das águas do Posto Santo e Terra Chã para tratamentos termais. A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo passou a integrar o projeto TERMAZ, numa parceria que pretendia estudar e compreender as características físico-químicas das águas captadas, de modo a avaliar as suas propriedades minerais e medicinais e perceberem-se as potencialidades geotérmicas daquele sistema aquífero. Até hoje, uma década depois, nada… nunca mais se ouviu falar em rigorosamente nada”, critica Marcos Couto.

Assim, os Vereadores sociais-democratas – que continuam a vislumbrar “enorme potencial nas águas termais de Angra do Heroísmo, não só ao nível da criação de riqueza, mas no aproveitamento de um nicho de mercado” – recomendam à Câmara Municipal que “procure outro parceiro, que não o INOVA” para concretizar o projeto das águas termais da Terra-Chã e Posto Santo.

“Está à vista de todos, uma década depois, que a demora que o INOVA está a perpetuar na apresentação de resultados concretos é reveladora do pouco interesse que este Instituto Açoriano tem para que Angra venha a ter uma estação de águas termais”, afirma Marcos Couto, para justificar o teor da recomendação efetuada.

Recorde-se que, uma das linhas orientadoras apresentadas pelo PSD na campanha eleitoral passava, entre outras, pela valorização dos hábitos de vida saudável, considerando o termalismo como área de potencial para o desenvolvimento do Concelho, nomeadamente porque Angra do Heroísmo tem das melhores águas termais dos Açores.

Recorde-se também que vários são os especialistas que ao longo dos anos se têm vindo a pronunciar sobre a qualidade dos recursos existentes no Concelho, nomeadamente que a água proveniente da zona hidrotermal do Posto Santo/Terra Chã pode ter potencial para ser engarrafada e comercializada como água mineral gasocarbónica, para além das potencialidades para fins terapêuticos (balneoterapia) e dermocosméticos.

GIVPSDAH/PE

One comment

  1. Concordo plenamente com a proposta apresentada pelos vereadores do PSD á Câmara Municipal de Angra do Heroísmo relativamente ás Águas Termais. Decorrido que é tanto tempo, está claro que não vai avante com a referida Entidade. Os Angrenses tem-nos no seu lugar e estão no seu concelho, para além de merecerem muito mais e melhor consideracão e respeito. Em Frente e Vamos á Luta Angrenses Juntos Venceremos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s