ANTÓNIO VENTURA PÕE EM CAUSA VONTADE DO GOVERNO EM DESCONTAMINAR OS SOLOS E AQUÍFEROS DA PRAIA DA VITÓRIA

O deputado eleito pelo PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, pôs esta segunda-feira, 13 de janeiro, em causa “a vontade do Governo de António Costa em avançar com a descontaminação total dos solos e aquíferos da Praia da Vitória”, na Ilha Terceira.

Segundo o social-democrata, “não vale a pena aguardarmos pela ida do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a uma Comissão Parlamentar, se o mesmo não for apresentar um plano efetivo e uma calendarização dos trabalhos. Tudo o resto são apenas palavras soltas, como aquele governante já nos tem habituado”, afirmou.

O deputado açoriano sublinha que, “ao nível do Orçamento do Estado para 2020, o que está escrito sobre o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT) é extremamente vago, e não nos deixa grandes esperanças de que a Descontaminação, que faz parte desse famigerado Plano, seja uma prioridade”, considera.

António Ventura acrescenta que, “para além dessa nebulosa ao nível da atitude do Governo da República, em nada tem ajudado a passividade do Governo Regional, que nunca impôs o avanço de todo o processo como um motivo maior”, lamenta e conclui o parlamentar do PSD.

PAULO MONIZ ALERTA PARA O FIM DE VIDA ÚTIL DOS CABOS SUBMARINOS E QUESTIONA GOVERNO SOBRE PLANO DE AÇÃO

Por sua vez o deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, questionou o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, sobre a substituição do cabo submarino de fibra ótica que serve os Açores, alertando para o facto “de se estar a aproximar do final o seu período de vida útil, estimado em cerca de 25 anos”, adiantou.

Falando durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), o social democrata lembrou que os cabos submarinos “constituem o único elo de ligação, em termos de comunicações eletrónicas com as regiões autónomas dos Açores e da Madeira”.

Sobre os atuais equipamentos, Paulo Moniz recordou que se tratam de cabos “implementados no ano 2000, e que têm um período de vida útil de 25 anos, estando assim à beira de terminar a sua capacidade de veicular o tráfego”, explicou.

O deputado quis saber “qual é o valor global que se aponta de investimento para a sua substituição, e qual deste valor se encontra inscrito no OE2020”, perguntou ao governante, sublinhando que “esta é também uma matéria de coesão nacional, pois trata-se da única forma de comunicação eletrónica que os Açores têm”, disse.

Para explicar a sua importância, Paulo Moniz exemplificou que “uma falha nestes cabos, quer por terem atingido o limite de vida útil, ou por uma avaria grave, significa que o modo de vida como o conhecemos deixa de existir: tráfego aéreo, banca, internet, pode parar toda a atividade económica dos Açores”, frisou.

“Naturalmente, que isto é uma situação que, e até por vezes se diz isso, o satélite pode substituir, mas é falso que assim seja, pois as larguras de banda em jogo só permitem a fibra ótica como solução”, acrescentou o deputado açoriano.

“Dado que para implementar o sistema, e para o substituir, estaremos a falar de uma moldura temporal de três a quatro anos, quer dizer que estamos no limite”, reforçou o parlamentar, salientando que “houve um grupo de trabalho que entregou no dia 24 de dezembro os seus resultados sobre esta questão e, a esse respeito, queria também saber qual é a duração da implementação do sistema prevista pelo grupo de trabalho”, indagou.

Paulo Moniz referiu ainda que os atuais cabos “impõem uma desigualdade digital aos Açores e à Madeira, uma vez que o regime de exploração monopolizado em vigor, não permitiu que os açorianos tivessem acesso a uma oferta diversificada de telecomunicações, como ocorre no restante todo nacional”.

“A esse nível, pretendemos saber qual é o modelo de exploração que está previsto para acabar com essa mesma desigualdade digital”, concluiu o social-democrata.

PSD-A/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s