DIVERTILÁXIA VENCE PRÉMIO “CIÊNCIA NA ESCOLA” DA FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO

Prémio atribuído ao projeto “A Ilha Terceira na Rota do Mundo”

O projeto “A Ilha Terceira na Rota do Mundo”, do Jardim Infantil Divertiláxia, conquistou a primeira posição do 1.º escalão (Educação Pré-Escolar) da 16.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” referente ao ano letivo 2018/2019. O prémio no valor pecuniário de 6 mil euros, será entregue a 21 de janeiro de 2020, numa cerimónia a realizar na sede da Fundação, na cidade do Porto.

Instituído no ano letivo 2002/2003, em parceria com o Ministério da Educação, o Prémio “Ciência na Escola” pretende preparar as crianças e jovens para os enormes desafios colocados às modernas sociedades do conhecimento que Portugal tem como referência para o seu desenvolvimento. Este prémio, faz o cruzamento de duas das mais fortes paixões do fundador da Fundação: a ciência como mãe do progresso e os jovens enquanto futuro do país. A escolha da ciência, esteve ligada ao reconhecimento da sua inquestionável relevância social e económica. O fundador sempre defendeu que a ciência viria a assumir uma preponderância inimaginável no futuro, futuro para o qual se impunha preparar a próxima geração.

O Prémio realiza-se em duas fases e engloba 5 escalões: 1.º Escalão (Educação Pré-Escolar); 2.º Escalão (1.º Ciclo do Ensino Básico); 3.º Escalão (2.º Ciclo do Ensino Básico); 4.º Escalão (3º. Ciclo do Ensino Básico); 5.º Escalão (Ensino Secundário). Nesta 16.ª edição concorreram à Fase Um (Concurso de Ideias) 1.390 projetos, dos quais, 710 foram selecionados para a Fase Dois (Desenvolvimento) sendo 100 selecionados para a Mostra Nacional, onde saem os premiados de cada um dos 5 escalões.

Esta foi a primeira vez que um projeto da Divertiláxia alcançou o 1.º lugar deste prémio nacional, mas não é a primeira vez que os projetos do colégio são reconhecidos pela Fundação Ilídio Pinho. Em edições anteriores, a Divertiláxia já se classificou em 3.º lugar e obteve várias menções honrosas.

A Divertiláxia é uma empresa privada do ramo da educação, localizada na freguesia de Santa Cruz, na cidade da Praia da Vitória. Tem como missão proporcionar às crianças e jovens uma educação sólida, estimulante, divertida e adaptada ao mundo atual. Em paralelo com a preparação clássica para a entrada no mundo escolar, a Divertiláxia aposta na educação para os valores, distinguindo o certo do errado, o bem do mal, assente no princípio ético universal “não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”.

PE