
A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, destacou o papel da Santa Casa da Misericórdia da Povoação na promoção da solidariedade, da inclusão social e do apoio às pessoas mais vulneráveis, durante as comemorações do 96.º aniversário da instituição. Segundo uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, o Governo dos Açores reafirmou o compromisso de continuar a reforçar a parceria com as Misericórdias e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu às comemorações do 96.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, onde enalteceu o contributo da instituição para o desenvolvimento das políticas sociais na Região.
De acordo com uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, a governante salientou que a Santa Casa da Misericórdia da Povoação tem sido, ao longo de quase um século, um parceiro de referência na concretização das políticas sociais regionais, assegurando respostas nas áreas do apoio domiciliário, estrutura residencial para idosos, centro de atividades e capacitação para a inclusão, alojamento temporário e acompanhamento social.
“Instituições como a Santa Casa da Misericórdia da Povoação são parceiros indispensáveis do Governo dos Açores, garantindo respostas de proximidade às necessidades das pessoas e das famílias”, afirmou Mónica Seidi, citada na nota.
Durante a cerimónia, a Secretária Regional destacou igualmente o investimento do executivo açoriano na instituição. Segundo a mesma fonte, em 2026 o financiamento através de Contratos de Cooperação Valor Cliente às respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia da Povoação ascende a cerca de 1,5 milhões de euros.
A nota de imprensa refere ainda que, entre 2022 e 2026, o Governo dos Açores financiou aproximadamente 6,5 milhões de euros para assegurar o funcionamento das diversas respostas sociais da instituição.
Na ocasião, Mónica Seidi reafirmou a continuidade da colaboração entre o executivo regional e o setor social.
“O Governo dos Açores continuará a trabalhar lado a lado com as Misericórdias e com todas as IPSS, reforçando uma parceria que coloca sempre as pessoas no centro da ação pública”, concluiu a Secretária Regional.
© GRA | Foto: SRSSS | PE
