AZORES FRINGE ARRANCOU NO PICO COM ARTE, LIVROS E ESPETÁCULOS

O festival internacional de artes Azores Fringe arrancou no passado fim de semana, na Biblioteca Auditório da Madalena, na ilha do Pico, reunindo artistas regionais, nacionais e internacionais em torno da literatura, música, teatro, dança e artes visuais.

Segundo uma nota de imprensa divulgada na terça-feira pela MiratecArts, o arranque da nova edição do Azores Fringe ficou marcado por apresentações de livros açorianos, espetáculos, conferências e exposições, num programa cultural diversificado que juntou criadores de várias áreas artísticas.

Entre os convidados internacionais estiveram a escritora norte-americana Christina Clancy, que falou sobre o processo de publicação literária “do outro lado do Atlântico”, a bailarina argentina Pia Nicoletti, que apresentou uma obra de teatro-físico antes de seguir para Itália, e o cantautor Dan Riverman, cuja atuação no Cella Bar marcou a programação musical do evento.

A nota de imprensa destaca igualmente a forte presença açoriana no festival, tanto nas artesanato como na literatura. A Feira Fringe contou com artesãos regionais e vários autores açorianos que apresentaram obras recentes, partilharam projetos futuros e discutiram possíveis colaborações com a MiratecArts e outras entidades culturais.

Entre os autores presentes estiveram Vitor Teves, acompanhado pelo editor Carlos Alberto Machado, da Companhia das Ilhas, para apresentar a obra “Conteiras”, e Carolina Cordeiro, que divulgou o livro “As Novas Lendas das Sete Cidades”. Foram ainda apresentadas obras de Ivone Garcia, Joana Ramos, Pieter Adriaans e Tiago Paquete.

Maria João Martins levou ao Pico os livros “Natália Correia – Entre o Riso e a Paixão” e “Isto agora é em off”, este último antes da sua participação na Feira do Livro de Lisboa.

O evento de abertura incluiu também a inauguração de uma exposição de Laércio Soares, patente na Biblioteca da Madalena até ao final de maio.

Outro dos momentos destacados pela MiratecArts foi a homenagem à poetisa picarota Amélia Ernestina Avelar, recentemente integrada no calendário cultural da entidade. Diana Zimbron apresentou aspetos da vida da autora, nascida a 1 de maio de 1848, enquanto Pedro Paulo Câmara partilhou o texto “Poema a Dias de Melo”, inspiração do programa Encontro Pedras Negras.

O Azores Fringe prossegue agora com atividades de teatro, dança, exposições e residências artísticas na ilha do Pico, enquanto o programa de curtas-metragens shorts@fringe será levado a várias ilhas dos Açores, segundo a organização.

© MiratecArts | Foto: Ana Goulart | PE