
A Divisão Policial da PSP de Angra do Heroísmo realizou no passado sábado, dia 08 de abril de 2023, o evento “1.º Passeio Motard Solidário”, integrado nas comemorações do 24.º Aniversário do Comando Regional dos Açores (CRA).
De acordo com a nota de imprensa do Núcleo de Imprensa e Relações Publicas do CRA, esta terça-feira enviada às redações, a iniciativa foi organizada pelos polícias afetos aos programas especiais da PSP, nomeadamente “Idosos em Segurança” e “Comércio Seguro”, do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), da Esquadra de Angra do Heroísmo.
O evento, como atrás referido integrado no 24.º aniversário do CRA, tinha como objetivos principais a angariação de bens alimentares para a distribuição a idosos carenciados; a realização de um passeio motociclístico aberto a toda a comunidade; a realização simbólica de uma “bênção de capacetes” a todos os participantes; e a sensibilização de cuidados na condução de motociclos.
O evento, revela a PSP, ultrapassou todas as espectativas, tendo participado cerca de 215 motociclos e 350 pessoas, permitindo a angariação de bens alimentares suficientes para a concretização de seis cabazes, os quais foram distribuídos a idosos em condição socioeconómica mais vulnerável.

Na nota enviada às redações, o Comando Regional da PSP dos Açores “agradece a todos os participantes, entidades, empresas particulares e restantes cidadãos que contribuíram em muito para o sucesso que este evento permitiu alcançar”.
O PROGRAMA ESPECIAL DA PSP – IDOSOS EM SEGURANÇA
A PSP possui como missão, entre outras, proteger, socorrer, auxiliar os cidadãos e defender e preservar os seus bens que se encontrem em situações de perigo. Entre os grupos de pessoas mais vulneráveis destacam-se as pessoas mais idosas, que normalmente, encontrando-se mais isoladas e fragilizadas necessitam, com frequência, do apoio de terceiros. Decorrente dessa dependência social, aumentam as debilidades securitárias, cabendo à PSP reduzir o seu sentimento de insegurança e contribuir para a diminuição dos índices criminais de atos que vitimam especificamente este grupo de risco.
A ação policial junto da população idosa, inserida num contexto preventivo, é efetivada quer através da realização de ações de sensibilização, onde são prestados vários conselhos de segurança, quer através de visitas domiciliárias com avaliação, sinalização, acompanhamento e encaminhamento dos idosos, para instituições de apoio social, quer ainda mediante o reforço do policiamento dos locais habitualmente frequentados por idosos.
A PSP no âmbito dos diversos programas especiais de policiamento desenvolve ações de proximidade com a comunidade visando a prevenção da ocorrência de crimes e consequente vitimização em especial da população mais vulnerável. Estas ações são materializadas essencialmente através de ações grupais e ações de contato individual de prevenção criminal.
© CR-PSP-A | Fotos: CR-PSP-A | PE