
Foi apresentada no passado domingo, dia 19, a aplicação “HidraPoint”, concebida para efetuar a pesquisa e gestão de hidrantes no concelho da Praia da Vitória. Toda a informação está registada na “app” que já se encontra disponibilizada aos Bombeiros e ao Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória.
A plataforma, que foi apresentada no Dia Municipal da Bombeiro, inclui a localização geográfica dos marcos de incêndio do concelho, assim como as características e estado operacional das mesmas. A sua gestão é responsabilidade da Praia Ambiente.
Tiago Borges, administrador da empresa municipal, sublinha a compatibilidade da “HidraPoint” com os vários sistemas operativos, bem como o auxílio que esta nova valência pode ter para uma resposta rápida e eficaz no combate ao fogo.
“Através da aplicação procuramos apoiar as equipas de combate a incêndios e de manutenção de infraestruturas, de modo a que toda a informação esteja atualizada e rapidamente acessível. Para tal, este software está preparado para funcionar em ambiente de escritório, através de computadores. Para quem está no terreno, basta utilizar um dispositivo móvel, tal como um tablet ou um smartphone”, explica o responsável.
“Com o levantamento de dados realizado para a criação da “HidraPoint”, ficamos também com um conhecimento mais profundo sobre quantos equipamentos estão operacionais. Esta medida tornou possível identificar onde existe falta de investimento e manutenção nos hidrantes do concelho, despertando-nos para a necessidade de se priorizar e proceder a alguns projetos de investimento neste campo do abastecimento de água para a proteção civil”, afirma.
Tiago Borges sublinha ainda que o bom aproveitamento desta ferramenta deve ser assente num trabalho conjunto entre os Bombeiros, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória e a Praia Ambiente.
“Em caso de emergência é importante a união de esforços para que se minimizem os danos na população, e a Praia Ambiente, enquanto empresa responsável pelo fornecimento da água ao concelho, deve ser um parceiro prático para os agentes de proteção civil, no que concerne ao combate a incêndios. É nosso dever garantir a qualidade e quantidade de infraestruturas disponíveis no concelho para o abastecimento de água, de forma a garantir a salvaguarda de bens e pessoas”, sublinhou o administrador.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE