CRISE SISMOVULCÂNICA EM SÃO JORGE: DESATIVADO PLANO REGIONAL DE EMERGÊNCIA DE PROTEÇÃO CIVIL

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) deliberou desativar o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil dos Açores (PREPCA), que tinha sido ativado na sequência da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge, foi esta segunda-feira revelado.

De acordo com a nota publicada na internet, para esta desativação ser efetivada “foi ponderado o facto de, nas atuais condições, não existir iminência de ocorrência grave ou outras circunstâncias de relevo, pelo que se considera que não existem critérios que justifiquem a manutenção dos planos (municipais e regional) ativos”.

A desativação do PREPCA foi efetuada em estreita coordenação com os Serviços Municipais de Proteção Civil de Velas e Calheta e com as entidades intervenientes na operação, com a garantia de que poderão ser ativados logo assim que se justifique, à semelhança do que se verificou no dia 23 de março.

Desta forma, o SRPCBA informa que “será retirada da ilha de São Jorge parte dos recursos materiais e humanos de forma faseada, consoante os planeamentos das entidades empenhadas e disponibilidade de transporte”.

© GRA | PE