IPMA: GASTON DEVERÁ ESTAR MAIS PRÓXIMO DOS AÇORES NA SEXTA-FEIRA, MAS OS SEUS EFEITOS DEVERÃO COMEÇAR A SENTIR-SE JÁ AMANHÃ

A tempestade tropical GASTON deverá estar mais próxima dos Açores na sexta-feira, dia 23 de setembro, mas já amanhã, a sua influência deverá fazer sentir-se no estado do tempo no grupo Ocidental, com chuva que poderá ser por vezes forte, segundo adiantou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.

Naquele que foi o 2.º comunicado meteorológico sobre a tempestade GASTON, o IPMA informou que às 09:00 horas desta quarta-feira, “o centro da tempestade tropical GASTON localizava-se a aproximadamente 1050km a oeste/sudoeste (W/SW) da ilha das Flores”, deslocando-se a uma velocidade de “26 km/h para nordeste (NE)”.

O IPMA prevê que amanhã, o ciclone deverá alterar a sua trajetória para leste, prevendo-se que no dia 23 às 18:00 seja a altura em que se encontre mais próximo do arquipélago (130 km a norte do Corvo).

Nestas condições, o IPMA prevê que a sua influência comece a sentir-se a “partir do dia 22 no grupo Ocidental com precipitação que poderá ser por vezes forte, sendo o período com vento mais forte no dia 23 à tarde nas ilhas Flores e Corvo com rajadas da ordem dos 90 km/h”.

No dia 23, acrescenta o comunicado do IPMA, “também deverão ocorrer períodos de chuva a começar pelo grupo Central e a estender-se ao grupo Oriental. A parte mais ativa desta tempestade, em termos de vento e precipitação, deverá ocorrer a norte do arquipélago”.

O IPMA já emitiu dois avisos amarelos para as ilhas do grupo Ocidental: um, relativo a precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, a vigorar das 09:00 às 21:00 do dia 22.09.2022; e outro, referente a vento, com direção de oeste ( W), válido das 12:00 de 23.09.2022 às 00:00 de 24.09.2022.

O IPMA emitirá novo comunicado sobre a tempestade tropical GASTON âs 22:00 horas dos Açores, sugerindo o acompanhamento da previsão “devido à incerteza relativa à sua trajetória”, através da sua página na internet (www.ipma.pt) assim como a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

© IPMA | Foto: DR | PE