NOVO PERÍODO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 E GRIPE ARRANCA ESTA SEMANA

O Secretário Regional da Saúde e Desporto confirmou na sexta-feira que esta semana arranca também nos Açores o novo plano de vacinação contra a covid-19 e a gripe.

Clélio Meneses referiu que o plano “tem a complexidade de articular um conjunto de questões”, e apontou como exemplo a diferenciação do número de doses que cada utente regista, no caso da covid-19.

“É preciso que este plano compatibilize todas as possibilidades, de forma que se agilize a inoculação das pessoas, que não será apenas a vacinação contra a covid-19, mas também a vacinação da gripe sazonal, e este plano contempla as duas vacinas”, disse.

“Na próxima semana [esta], seguramente, começa, com a publicação do novo Plano Regional de Vacinação, que tem em conta todas as nuances e a atualização decorrente da situação, e também a articulação entre uma e outra vacina”, prosseguiu.

O governante confirmou também que será dada prioridade a pessoas com mais de 80 anos ou com mais de 12 anos, com problemas de saúde.

“Nos Açores demos sempre prioridade aos escalões etários mais elevados, às pessoas mais vulneráveis por questões de doença, e tudo isso será conhecido na próxima segunda-feira”, detalhou.

Clélio Meneses referiu também que a inoculação da vacina será feita nos centros de saúde, não se prevendo qualquer rutura nos ‘stocks’.

“A questão das vacinas é centralizada no Estado, e na Europa também, e estamos sempre dependentes do que chega a Portugal, mas até agora o processo tem decorrido com normalidade e não foi por falta de vacinas que os açorianos não tiveram a possibilidade se proteger”, concluiu.

© GRA | Foto: SRSD | PE