
A chuva intensa que se abateu sobre a ilha Terceira desde quinta-feira, dia 05 de agosto, provocou até às 16:00 de sexta-feira, 15 ocorrência, segundo balanço apresentado pela presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira.
De acordo com o transmitido pela a autarca, as situações de maior dimensão ocorreram no Largo da Batalha, afetando 23 viaturas ali estacionadas e a inundação de algumas moradias; na zona de campismo no Paul, que obrigou ao realojamento de 53 campistas para a Escola Profissional da Praia da Vitória; e a cortes no abastecimento de água, particularmente em Santa Cruz. Registou-se ainda o galgamento de algumas ribeiras e a obstrução de algumas vias.
“Neste momento, a maioria das situações já foram ultrapassadas. Já foi possível restabelecer o abastecimento de água em vários locais, estando os serviços municipais a resolver a situação no centro urbano de Santa Cruz. Por exemplo, já foi restabelecida a circulação na Rua Nova e no Caminho do Facho. Encerramos por precaução as escadinhas do Facho e temos os nossos operacionais a intervir em várias zonas”, explicou, na ocasião a autarca.
Devido aos trabalhos de limpeza, a circulação rodoviária na Rua do Cruzeiro (Fontinhas) e na Rua das Covas (São Brás) estará condicionada até à próxima segunda-feira.
Vânia Ferreira, refere que “foram reunidos todos os esforços por parte do Município, através do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória, com as entidades competentes na salvaguarda da população. A situação mantém o alerta, dada a contínua chuva, pelo que continuaremos atentos às necessidades dos munícipes”.
“O meu agradecimento a todos os envolvidos em prol da segurança das pessoas afetadas, que é a prioridade máxima. As ocorrências estão a ser regularizadas e estamos em constante acompanhamento de eventuais novas situações. Sempre que se justifique, divulgaremos nos nossos meios de comunicação as informações alusivas ao trabalho desenvolvido”, concluiu.
Em virtude do mau tempo, o programa das Festas da Praia 2022, que decorrem até amanhã tem sido fortemente afetado. O cortejo infantil que estava agendado para a noite de quinta-feira foi adiado para este sábado. Das 16 marchas populares previstas para desfilar na noite de sexta-feira, apenas duas acabaram por desfilar e ainda assim, sobre fortes chuvadas. A animação prevista para a Dream Zone na noite de quinta-feira foi cancelada. Durante a sexta-feira a Feira de Gastronomia funcionou com fortes limitações devido à falta de água canalizada no centro urbano da cidade.
O grupo Central dos Açores está de alerta amarelo devido à ocorrência de chuva forte, podendo ser acompanhada de trovoada, desde as 09:00 horas de quinta-feira, 05 de agosto. De acordo com o último aviso emitido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores o aviso prolonga-se até às 07:00 do próximo domingo, 07 de agosto.
© CMPV | Foto: CMPV | PE