GOVERNO COMPARTICIPOU A AQUISIÇÃO DE 170 VEÍCULOS ELÉTRICOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO

No primeiro semestre do corrente ano, a Direção Regional da Energia incentivou a aquisição de 170 veículos elétricos e de 46 pontos de carregamento, num montante total superior a 423 mil euros, foi hoje anunciado.

Em nota divulgada na internet, o Governo informa que dos 174 veículos elétricos, “147 correspondem a veículos automóveis ligeiros e 23 a velocípedes com motor”.

A mesma nota indica que estes dados foram avançados pela diretora regional da Energia, Joana Rita, numa sessão pública ‘online’ subordinada ao tema ‘Mobilidade Elétrica nos Açores – Ponto de Situação e Novos Desafios’, organizada pela Direção Regional da Energia, em parceria com a ADENE – Agência para a Energia.

Citada na nota, a diretora regional frisou a importância da promoção da mobilidade elétrica nos Açores, sublinhando que o Governo dos Açores “tem priorizado políticas que visam a redução da emissão de gases com efeito de estufa, diminuindo, em simultâneo, a dependência externa de combustíveis fósseis”.

A responsável considerou, ainda, que estas políticas públicas são “especialmente relevantes no contexto atual” do mundo.

Joana Rita referiu, igualmente, que o sistema de incentivos financeiros à aquisição de veículos elétricos e de pontos de carregamento nos Açores, que foi alterado no início de 2021, continua disponível nos mesmos moldes, podendo os açorianos usufruir de um incentivo que pode chegar aos 4.550 euros, caso se apliquem todas as majorações disponíveis.

A sessão pública ‘online’ decorreu com o objetivo de proporcionar um espaço de partilha, dando a conhecer o ponto de situação da mobilidade elétrica nos Açores e os seus novos desafios.

No evento foi, também, abordado o projeto europeu EMOBICITY, cofinanciado pelo programa Interreg Europe, que a Direção Regional da Energia integra com vista à melhoria das medidas regionais de apoio à mobilidade elétrica.

Este evento foi precedido de uma reunião de trabalho com diversas entidades regionais e nacionais, onde se debateu o ponto de situação da transição energética dos transportes públicos regionais.

© GRA | Foto: DR | PE