APRESENTADO PROGRAMA OFICIAL DA SEMANA DO MAR 2022

Esta quarta-feira foi apresentado, oficialmente, o programa da Semana do Mar 2022, nesta que é a 45.ª edição daquelas que são as maiores e mais emblemáticas festas da ilha azul.

A sessão de apresentação decorreu no Parque da Alagoa, onde marcaram presença, para além do presidente da Câmara e restante executivo, os representantes das diversas entidades parceiras deste evento dedicado ao mar.

“A Semana do Mar representa para o concelho da Horta uma janela de oportunidades, atraindo os locais e quem nos visita, desde os nossos emigrantes, velejadores, curiosos e amantes da música e da cultura”, disse o presidente Carlos Ferreira, citado em nota da autarquia divulgada hoje no seu portal internet.

Segundo disse o edil, esta edição conta com diversas novidades desde “a localização, a existência de quatro palcos temáticos, além do palco principal, designados por: Tradições, Sabores, Filarmonia, e Mar; o Desfile da Pequenada e ainda, como já anunciado na HLP Tech Fest, a Tech Zone, no Centro de Marcha”.

Carlos Ferreira anunciou ainda, os artistas que atuarão no palco principal: Filipe Fonseca (dia 05), Murmurinho #1 folcloritmos (dia 06), Mickael Carreira (dia 07), Expensive Soul (dia 08), Piruka (dia 09), Xutos & Pontapés (dia 10), Festival Internacional de Folclore (dia 11), Jimmy P (dia 12), The Gift (dia 13), e a encerrar o Festival da Semana do Mar a Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta (dia 14).

Esta 45.ª edição da Semana do Mar conta ainda com a Expo Açores Artesanato, organizada pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores; a Festa do Livro da Horta, organizada pela Biblioteca Pública Regional João José da Graça; animação infantil; provas desportivas, momentos culturais e o “After Party” na Tenda Eletrónica, com Dj’s convidados do panorama nacional, regional e local.

“Sob o tema 350 anos do Vulcão do Cabeço do Fogo, manteremos o tradicional corso etnográfico com a participação de todas as freguesias do Faial”, salientou, na apresentação, o presidente da Câmara Municipal da Horta, para quem o dia dedicado ao Triângulo, o desfile de Marchas e a tradicional Missa de Nossa Senhora da Guia, na Ermida, com Procissão terrestre e marítima, são momentos importantes numa semana em que “abrimos os braços para acolher a todos e convidar a desfrutar das nossas tradições, das nossas gentes e do nosso mar”.

A terminar, Carlos Ferreira congratulou-se com o anúncio por parte do presidente da Portos dos Açores da abertura da doca Sul (Porto comercial) à população durante a Semana do Mar. “Esta é uma boa noticia para a população faialense”, observou.

A apresentação do programa da 45.ª edição da Semana do Mar culminou com a funchalense Carolina Dias, há muitos anos a residir na Horta e voz feminina da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal da Horta, a interpretar o tema da Marcha Oficial da Semana do Mar 2022, com letra do professor Víctor Rui Dores e música do maestro José Maria da Silva.

De 05 a 14 de agosto, a Semana do Mar 2022 decorre no Parque Vitorino Nemésio (Parque da Alagoa), Avenida Machado Serpa e Estádio da Alagoa (Fayal Sport Clube), devido às obras do troço central da frente marítima da cidade da Horta.

© CMH | Fotos: CMH | PE