
O concelho de Vila do Porto promove entre 11 e 15 de agosto, as tradicionais Festas 15 de Agosto, em honra da padroeira da vila, Nossa Senhora da Assunção, cujo feriado religioso nacional se assinala precisamente no último dia das festividades, segunda-feira.
Em nota de imprensa, esta terça-feira enviada às redações, o município mariense apresentou o programa musical das festas que, este ano, apresenta uma inovação com a participação das associações culturais que realizam festivais de verão a colaborarem na programação.
“Este é um momento já habitual no calendário das festas de verão em Santa Maria, trazendo a cultura para o centro de Vila do Porto”, refere a presidente do Município, Bárbara Chaves, citada na nota municipal, que acrescenta : “Este ano, o Executivo lançou o desafio às Associações Culturais, que desenvolvem os três principais festivais de verão em Santa Maria, para que fizessem a curadoria de uma banda por dia, fazendo com que os próprios festivais possam habitar o Jardim Municipal, acompanhados dos seus típicos estilos musicais”.
PROGRAMA
No dia 11 de agosto, destaque para a atuação dos Plano C, um projeto familiar mariense de música tradicional e, maioritariamente, portuguesa, seguindo-se os FADOalado, grupo terceirense vencedor da edição de 2021 do programa da RTP 1 “Got Talent Portugal”.
A Associação Cultural Maré de Agosto apresenta os SENZA, a 12 de agosto, uma banda de músicos e viajantes que compõem canções inspiradas nas viagens e na visão que trazem do mundo, tendo conquistado mais de 100 palcos na Índia, EUA, China, Timor, Brasil, México e algumas dezenas na Europa e África. Neste mesmo dia, destaque para os Engengroaldenga, projeto de dois músicos marienses que nos apresentam uma viagem alternativa à Viola da Terra, concebendo novas roupagens e dando outra linguagem à Viola de Dois Corações, explorando a sua versatilidade.
No dia 13 de agosto, a Associação Escravos da Cadeínha é a responsável pela presenta dos Wax & Boogie, uma banda que, nos últimos anos, já se tornou uma referência na Europa de blues e de boogie woogie, capturando o verdadeiro espírito da música tradicional do povo afro-americano para transformá-la na sua própria forma de expressão. Também neste dia, palco para BWF – Bruno Walter & Friends, um projeto musical com repertório original de Bruno Walter Ferreira, com letras também de outras personalidades da poesia e música portuguesa, nos géneros blues, jazz, bossa nova e pop-urbana.
A Associação “Os Amigos da Maia”, a 14 de agosto, convoca Zé Francisco – à Volta das Guitarras, fazendo do Jardim Municipal o palco da música tradicional portuguesa, com destaque para a o universo da guitarra portuguesa e às suas várias linguagens: da tradicional a mais moderna. Um dia também marcado pela atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almagreira, pela Sociedade Filarmónica de Educação, Recreio e Beneficência União Ribeirense e Luís Alberto Bettencourt, cantautor que alia, de forma poética, ideias e harmonias que, atualmente, são importantes referências da música portuguesa contemporânea feita nos Açores.
O último dia das festividades será inteiramente dedicado ao muito de bom que se faz em Santa Maria, marcado pelas atuações do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santo Espírito, dos Tulha e dos Ronda da Madrugada, banda que se dedica à recolha e composição de temas que registam a fusão da música tradicional açoriana com o estilo folk-rock e muito acarinhados pelos marienses.
A par da música, as Festas 15 de Agosto contarão com as tradicionais barraquinhas, o mercado “Explore e Compre Localmente” e, a 14 de agosto, pelas 18:00, com o lançamento do livro “Anatomia de Quotidiano” de Manuela Resendes, na Biblioteca Municipal. Também neste local, a 11 de agosto, será inaugurada a exposição de pintura “Cara a Cara” de Pedro Sousa e João Sousa, pelas 21:00, momento escolhido para abertura destas festividades.
© CMVP | Imagem: CMVP | PE