GOVERNO APOIO AGRICULTORES NA COMPRA DE SEMENTES DE MILHO E SORGO

O Governo Regional dos Açores vai apoiar os agricultores na compra de sementes de milho e sorgo, para a produção de forragem ou milho em grão, foi esta terça-feira anunciado.

De acordo com nota do executivo divulgada na internet, no último Conselho do Governo, realizado na passada semana, foi aprovado um diploma de apoio aos agricultores na aquisição de sementes no corrente ano de 2022.

O diploma segue agora para o gabinete do Representante da República e posteriormente serão abertas as candidaturas.

Na nota, o executivo açoriano refere que a “medida insere-se no âmbito das políticas de auxílio ao setor agrícola regional, desenvolvidas pela Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, para fazer face ao aumento dos fatores de produção”.

Beneficiam deste apoio, todos os “agricultores que tenham apresentado pedido de ajuda, referente ao ano de 2022, à Ajuda aos Produtores de Culturas Arvenses do subprograma POSEI-RAA, nos termos da Portaria n.º 17/2021, de 5 de março, na sua redação atual”, informa a nota.

O valor do apoio a conceder corresponde a cerca de 80% do montante elegível da compra de sementes de milho ou de sorgo, até ao limite de 218 euros/ha no milho e de 110 euros/ha no sorgo.

O limite orçamental do apoio é de 2.670.000,00 euros, com uma componente de financiamento do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) no montante de 890.000,00 euros e com uma componente de financiamento da Região Autónoma dos Açores de 1.780.000,00 euros.

O pagamento do apoio previsto no referido diploma é efetuado pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas – IFAP.

© GRA | Foto: DR | PE