GOVERNO AVANÇA COM PROJETO DE MONITORIZAÇÃP DOS SOLOS AGRÍCOLAS

A agricultura vai beneficiar de um programa de monitorização dos solos e avisos agrícolas, foi esta quinta-feira anunciado pelo Governo Regional dos Açores.

O Programa de Inovação e Digitalização da Agricultura dos Açores (PIDAA), aprovado pelo secretário regional de Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, é composto por três planos distintos, elaborados com base nas orientações dos planos estratégicos regionais e definidos para as principais fileiras do setor agrícola açoriano.

De acordo com uma nota de imprensa do executivo açoriano, o programa visa “proporcionar informação para a realização de tratamentos fitossanitários, incentivar o uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos, orientar para a prática de formas de proteção mais racionais e contribuir para a evolução da agricultura de precisão, para assim potenciar a informação para a tomada de decisão”.

A iniciativa “tem por objetivo melhorar o conhecimento e monitorização dos solos agrícolas regionais, fornecer informação sobre a fertilidade dos solos e conhecer o atual ‘stock’ de carbono dos solos açorianos”.

O Governo Regional avançou também com um Plano de Transição da Agricultura Açoriana para a Realidade Digital e a Agricultura de Precisão, que identifica as linhas de apoio à inovação de produtos e processos de produção e organização à transição verde e à transição digital, sendo estes destinados à reestruturação das explorações agrícolas açorianas.

Este programa foi elaborado no âmbito do relançamento económico da agricultura açoriana do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

© GRA | Foto: SRADR | PE