FESTIVAL VIOLAS DO ATLÂNTICO XII A 13 E 14 DE JULHO

A XII Edição do “Festival Violas do Atlântico” decorrerá a 13 e 14 de Julho de 2022, na Ilha de São Miguel, e juntará, pela primeira vez, a Viola da Terra à Viola Amarantina, as duas Violas de Arame Portuguesas conhecidas pelos seus 2 Corações no tampo.

De acordo com a organização, a 13 de Julho o concerto decorre no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, pelas 21:00. No dia 14 o concerto decorre no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, pelas 18:00. Este segundo concerto contará com participação especial da Classe de Conjunto de Violas da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada. Os dois concertos são de entrada livre.

Em 2022, o certame completa a viagem musical por todas as Violas de Arame Portuguesas, ao acolher a Viola Amarantina.

Na Viola da Terra estará Rafael Carvalho, músico Açoriano que tem dedicado a sua vida ao ensino e divulgação da Viola da Terra, tem 6 álbuns a solo editados e 3 livros do seu “Método para Viola da Terra”, estando a preparar um novo álbum comemorativo dos 10 anos da edição de “Origens”.

Já na Viola Amarantina estará Ricardo Fonseca, executante de várias Violas de Arame Portuguesas, sendo a Viola Braguesa a primeira que aprendeu a tocar, há mais de duas décadas, é também um apaixonado pela Viola Amarantina, a qual toca há já 16 ou 17 anos.

Nos dois concertos o músico Ricardo Fonseca apresentará ainda peças do seu último álbum, editado a 03 de Junho, intitulado “Por rios e mares cinzelado…”.

A organização refere que o propósito deste Festival tem sido de convidar, anualmente, uma Viola de Arame de determinada região do País, para concertos em duo com a nossa Viola da Terra, praticamente sempre inéditos.

O Festival Violas do Atlântico, organizado pela Associação de Juventude Viola da Terra, é o segundo Festival ligado à Viola de Arame mais antigo do País e tem permitido a valorização, promoção e revitalização das nossas Violas Tradicionais.

© AVT | Imagem: AVT | PE