PRESIDENTE DO GOVERNO ANUNCIA CONJUNTO DE COMPROMISSOS PARA COM SETOR AGRÍCOLA

Na passada sexta-feira, 17 de junho, na cerimónia de abertura da Feira Agrícola Açores, na Ribeira Grande, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou um conjunto de novos compromissos para com o setor agrícola, tendo também traçado um histórico do conjunto de medidas já tomadas para apoiar a lavoura.

Segundo nota do Governo, entre os novos compromissos, avançou o governante, está a abertura de candidaturas para projetos de investimento em explorações agropecuárias, programa que vai ter o valor de 4,5 milhões de euros.

“De 01 de julho a 31 de agosto do corrente ano estarão abertas as candidaturas para a entrega de projetos de investimento nas explorações agropecuárias, incluindo a primeira instalação de jovens agricultores, tudo num valor estimado de 4,5 milhões de euros”, disse José Manuel Bolieiro citado na referida nota.

Para além disso, o governante  anunciou que, serão abertas candidaturas para apoiar o pagamento de taxas de juro de empréstimos efetuados no âmbito de investimentos realizados na agricultura.

“Trata-se de uma excecional intervenção do Governo dos Açores perante o facto penalizante, em excesso, do aumento das taxas de juro, que terá efeitos muito negativos sobre a sustentabilidade das explorações agropecuárias”, justificou.

Em colaboração com o Governo da República, haverá trabalho desenvolvido para que os prédios rústicos inscritos no Parcelário, mas que não tenham ainda hipótese de, com urgência, adquirir o necessário comprovativo jurídico da posse da terra, “possam continuar a ser reconhecidos como sendo utilizados pelos agricultores”.

José Manuel Bolieiro anunciou ainda que, serão novamente garantidos, na campanha 2022/2023, apoios no âmbito do POSEI e do PRORURAL+ sem rateios.

“São compromissos que têm o penhor da palavra dada e do compromisso cumprido”, vincou o Presidente do Governo.

Por outro lado, o presidente do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM lembrou os compromissos já realizados neste setor: para além dos apoios sem rateios, lembrou o apoio à compra de sementes de milho ou as candidaturas para a redução da produção do leite.

“Todos estes compromissos foram assumidos com a liderança da Federação Agrícola, que bem interpretou a preocupação e as necessidades da lavoura e da nossa agricultura. Juntou o seu conhecimento e realismo à descoberta de soluções possíveis para a formulação das adequadas políticas públicas para a resolução de problemas concretos. Felicito nesta matéria a especial dedicação do Presidente Jorge Rita”, sustentou.

E concretizou: “São as pessoas a nossa prioridade. Reconhecimento às gerações passadas, compromisso com a geração presente, solidariedade com as gerações vindouras”.

VISITA A DIVERSOS ESPAÇOS AGRÍCOLAS

Já na tarde de sábado, José Manuel Boleiro visitou os diversos espaços da Feira Agrícola Açores 2022, deixando mensagens de otimismo e confiança aos representantes de várias áreas do setor agrícola.

Acompanhado, entre outros, pelo secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, e pelo presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, José Manuel Bolieiro tomou contacto com empreendedores e negócios em torno da lavoura, seja no campo animal, frutícola ou de materiais para o negócio.

A Feira Agrícola Açores 2022 decorreu até ao final deste domingo, 19 de junho, no Parque de Exposições da Associação Agrícola de São Miguel, na Ribeira Grande.

© GRA | Fotos: MM | PE