INAUGURADO NOVO TERMINAL MARÍTIMO DO CAIS DO PICO

Num investimento de cerca de quatro milhões de euros, foi esta sexta-feira inaugurada, a nova Gare Marítima do Cais do Pico, em São Roque, pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Boleiro.

Citado em nota de imprensa do Governo, o chefe do executivo açoriano definiu este investimento no Terminal Marítimo do Cais do Pico como determinante para projetar o futuro, fazendo história para o concelho, a ilha e “os Açores inteiros”.

“Hoje é um dia que trata do futuro, mas que faz história para São Roque do Pico, para a ilha do Pico, para o Triângulo e para os Açores inteiros. Concretizámos necessidades e reivindicações das populações, dando à nossa condição arquipelágica uma realidade de coesão”, sublinhou o governante.

“E hoje fazemos história por causa do futuro, porque também vamos hoje dar corpo, através da inauguração de uma ligação marítima, há muito reclamada, desde o Pico às Velas de São Jorge”, acrescentou o presidente do Governo.

A construção deste terminal marítimo, que comporta uma gare de passageiros com as comodidades de movimentação de bagagens e cargas que hoje se assistem nas Velas, na Madalena e na Horta, resulta numa radical transformação do serviço prestado aos utilizadores do transporte marítimo de passageiros em São Roque do Pico.

O espaço incorpora uma separação de fluxos de desembarque e de embarque de pessoas, integra uma sala de espera ajustada ao movimento médio do porto e garante ainda espaços específicos para o posto de informação turística e para as empresas de ‘rent-a-car’.

Este novo edifício incrementa, por outro lado, o contexto de segurança existente e abre novas perspetivas para a ilha, dado poder potenciar um fluxo acrescido de pessoas, sobretudo nas ligações marítimas com e de São Jorge, a assegurar pela Atlânticoline.

O edifício está também totalmente equipado, incluindo acesso a internet/Wi-Fi e climatização.

Ao abrigo da empreitada de construção do novo terminal de passageiros do Porto do Cais do Pico, foram executados trabalhos como a ampliação do terrapleno existente para implantação do novo terminal marítimo, incluindo execução de talude em enrocamento para proteção costeira; a demolição do terminal marítimo existente; a construção do novo terminal marítimo; o reordenamento da envolvente incluindo execução de espaços verdes, organização exterior ao nível de estacionamentos, zonas pedonais, trânsito, definição de áreas restritas de operação (embarque e desembarque de passageiros e viaturas) e arranjos exteriores.

A área afeta à intervenção é de cerca de 9.100 m2. A gare existente tinha cerca de 171m2 de área de implantação, claramente insuficientes para as atuais necessidades. O novo terminal atinge os 758m2 de área de implantação, num edificado com área coberta total de 1198m2.

© GRA | Foto: MM | PE