
A época balnear 2022 arrancou quarta-feira, dia 15 de junho, no concelho da Praia da Vitória, com quatro zonas de veraneio a ostentar o selo de qualidade de Bandeira Azul da Europa, menos três (Riviera, Escaleiras e Quatro Ribeiras), do que previamente divulgado em nota de imprensa.
Em relação a 2021, praia Grande, Prainha, Biscoitos e Porto Martins, continuam a exibir a bandeira azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), ficando de fora as Quatro Ribeiras, Escaleiras, praia da Riviera, praia dos Sargentos e a Marina da cidade.
Segundo avança a Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), em nota de imprensa, em todas estas zonas que não dispõem de bandeiras azuis, nomeadamente nas Escaleiras, praia da Riviera e Quatro Ribeiras, estão “garantidas as condições de funcionamento” por parte do Município, sendo que as mesmas só “não dispõem de nadadores salvadores, um dos critérios essenciais para a obtenção” da bandeira azul.
A cerimónia simbólica da abertura oficial da época balnear 2022 no concelho da Praia da Vitória, decorreu na zona balnear do Porto Martins, com o hastear da bandeira azul da ABAE.
Citada em nota de imprensa da autarquia, a presidente da CMPV, Vânia Ferreira, garante que, “estão reunidas as condições para abertura da época balnear 2022. Foram realizados todos os esforços municipais no que concerne à manutenção e requalificação das nossas zonas balneares. Infelizmente, deparamo-nos com a falta de nadadores salvadores, elementos essenciais na garantia da segurança das pessoas. Um problema de âmbito regional e nacional que é transversal a muitos municípios. Neste sentido, são três os espaços não vigiados e que lamentamos profundamente”.
“Esperamos nos próximos meses conseguir a presença destes elementos tão necessários nestes locais, estamos atentos e a estabelecer contactos, naturalmente, com o extraordinário apoio da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), no sentido de tentarmos colmatar esta situação”, acrescentou a responsável municipal.
Na ocasião, a edil praiense definiu o hasteamento da bandeira azul como “um ato simbólico, mas representativo do esforço coletivo do Município e das entidades reguladoras da qualidade das nossas águas balneares, no sentido de garantir a excelência destas zonas que integram o concelho da Praia da Vitória”.
“Somos um dos concelhos dos Açores mais ricos nesta vertente, dado que dispomos de um conjunto diversificado de locais de veraneio, o que vem reforçar a dinâmica turística existente na Praia da Vitória. Neste sentido, assumimos a importância das nossas zonas balneares no reforço do desenvolvimento local, considerando o bem-estar e a qualidade de vida da população, assim como de quem escolhe a Praia da Vitória e a ilha Terceira para frequentar e conhecer”, sublinhou a autarca.
“Atingir a qualidade e a excelência, garantir as melhores condições no que concerne aos acessos e equipamentos nas nossas zonas balneares constitui uma das nossas bandeiras. Pretendemos que este seja um verão memorável”, complementou.
A responsável municipal deixou ainda um agradecimento especial aos nadadores salvadores presentes, considerando “o papel fundamental que estes desempenham na segurança dos banhistas. São funções exigentes, cujo empenho e dedicação farão certamente a diferença”. O agradecimento envolveu ainda a AHBVPV, pela “prontidão com que apoiam o município perante os desafios atuais”, e os funcionários municipais, sob a alçada da vereadora Otília Martins, vereadora com o pelouro das infraestruturas municipais, “pela qualidade do trabalho desenvolvido nas zonas balneares do Concelho”.
Das quatro zonas balneares com a bandeira azul da Europa, três delas são Praias Acessíveis, designadamente a praia Grande, os Biscoitos e o Porto Martins. Para receber a distinção de “Praia Acessível”, as zonas balneares devem possuir rampas de acesso à praia, ter estacionamento ordenado e reservado, ser de fácil acesso pedonal e possuir cadeiras anfíbias, que contribuem para o melhoramento das condições de mobilidade na água e em toda a área circundante.
A época balnear 2022 termina no concelho da Praia da Vitória a 30 de setembro.
BANDEIRA AZUL
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, um galardão que é atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental.
Uma praia com bandeira azul significa, entre outras coisas, que é uma praia com uma boa qualidade da água, limpa e equipada com recipientes para o lixo, com instalações sanitárias em boas condições de higiene, com boas acessibilidades, que é vigiada por nadadores-salvadores, com equipamento para prestar os primeiros socorros e com informação e atividades de educação ambiental.
© GC-MPV | Foto: CMPV | PE