FONTINHAS: CÂMARA DA PRAIA ASSEGURA A CONCLUSÃO DA EMPREITADA DA REDE VIÁRIA E SOBRAS

A Câmara Municipal da Praia da Vitória vai proceder à conclusão da empreitada da rede viária da freguesia de Fontinhas, onde estava prevista a asfaltagem das sobras de estrada em falta e dos novos arruamentos na freguesia, foi esta quinta-feira revelado.

Segundo nota da autarquia divulgada na rede social Facebook, a garantia foi dada pela presidente Vânia Ferreira, durante uma reunião com o executivo da Junta de Freguesia de Fontinhas, ocorrida na tarde de quinta-feira, dia 06 de junho, inserida na iniciativa “Aproximar o Poder Local”.

Citada na referida nota, Vânia Ferreira salientou que está a par da “degradação que rede viária tem vindo a registar, muito por culpa das chuvas fortes e por ser uma freguesia predominantemente rural”, acrescentado ainda que esta matéria é uma “preocupação constante”.

“Temos conhecimento de que as chuvas fortes causam a acumulação de água em algumas das vias principais da freguesia, o que por si só causa constrangimentos à população e que pode colocar em causa o bom funcionamento da Proteção Civil em caso de ocorrência. Aliado a esta situação, há o facto de algumas estradas se encontrarem em más condições devido ao trânsito agrícola que, para além de causar uma maior degradação das mesmas, acaba por condicionar o fluxo de veículos”, acrescentou a edil praiense.

Uma possível solução apresentada, em concordância com a Junta de Freguesia de Fontinhas, passa pela abertura de uma segunda circular alternativa à via principal ou então a criação de um novo caminho agrícola que iria servir também para esse fim. No entanto, Vânia Ferreira sublinha que esta última opção requereria “uma união de esforços para que toda a informação chegue ao Instituto Regional de Ordenamento Agrário – IROA, para que o mesmo possa proceder a essa avaliação”.

Quanto às implicações que os novos arruamentos poderiam ter no Plano Diretor Municipal (PDM), a autarca praiense reitera que “em termos do PDM, o que foi inicialmente definido irá continuar assim, e a isto juntam-se as propostas de todas a Juntas de Freguesia”.

“Estamos cientes das dificuldades e imposições que alterações ou aditamentos ao PDM podem causar junto da Direção Regional do Ordenamento do Território dos Recursos Hídricos. O que posso garantir também é que estamos a trabalhar com uma empresa experiente e com noções reais nesta matéria”, sublinhou a presidente.

Vânia Ferreira reforça ainda que, apesar de algumas asfaltagens já estarem concluídas, a Câmara Municipal da Praia da Vitória irá finalizar a empreitada da rede viária e sobras, mas também os arruamentos em falta, nomeadamente os da Canada Negra e da Rua Pedro Inácio.

“No caso da Canada Negra, pretendemos iniciar a asfaltagem da mesma no final do verão, mas para isso é preciso reunir todas as condições para se iniciar o processo, pois é uma rua que lida com frequentes problemas de escoamento de água”, disse a edil praiense.

Numa próxima iniciativa de “Aproximar o Poder Local”, o executivo camarário visita a vila das Lajes.

A iniciativa “Aproximar o Poder Local” destinada a “auscultar as entidades e os executivos locais” iniciou-se a 13 de maio na freguesia do Porto Martins. A 20, esteve na freguesia da Fonte do Bastardo. Na sexta-feira seguinte, 29, passou pela freguesia do Cabo da Praia. Na primeira sexta-feira de junho, 03, esteve na única freguesia urbana do concelho Santa Cruz, tendo passado na última quinta-feira, 09 de junho, nas Fontinhas.

© GC.MPV | Foto: CMPV | PE