MOVIMENTO “ESTA É A NOSSA PRAIA” TRANSFORMA-SE EM ASSOCIAÇÃO

O grupo de cidadãos eleitores “Esta é a Nossa Praia”, que concorreu às eleições autárquicas do passado dia 26 de setembro de 2021, no concelho da Praia da Vitória, acaba de transformar-se em associação cívica sem fins “lucrativos nem partidários”. A escritura pública de constituição da nova associação foi outorgada quinta-feira, na cidade da Praia da Vitória.

Segundo nota de imprensa, a agora associação, visa “promover o estudo e o debate quanto aos problemas do desenvolvimento económico, social e cultural, bem como a organização e funcionamento das instituições públicas e privadas da Praia da Vitória”.

De acordo com artigo 2.º dos respetivos Estatutos, a Associação Esta é a Nossa Praia “é uma pessoa coletiva de direito privado, independente, sem fins lucrativos nem partidários, que tem como finalidade geral promover o estudo e o debate quanto aos problemas do desenvolvimento económico, social e cultural, bem como a organização e funcionamento das instituições públicas e privadas da Praia da Vitória”.

Ainda segundo a nota enviada esta sexta-feira às redações, são também fins da nova associação “o incentivo à formação de núcleos promotores do desenvolvimento da Praia da Vitória”, “o incentivo à criação de núcleos de documentação e informação, bem como a elaboração e difusão de publicações relacionadas com os problemas da Praia da Vitória”, “a cooperação e convivência dos seus Associados, no sentido de lhes proporcionar, pelo trabalho em comum, a conceção e realização de iniciativas tendentes a promover o desenvolvimento económico, social e cultural”, “a organização de cursos, encontros, debates, colóquios e seminários respeitantes aos fins visados pela Associação” e “a análise de setores económicos, sociais e culturais, equacionando e propondo soluções”.

Constituída pelos elementos candidatos às últimas autárquicas, a associação está aberta à participação da população em geral. Assim, poderão associar-se “as pessoas que se interessem pela realização do fim social”, sendo a Associação formada por “associados fundadores” (os aderentes à Associação na data da sua constituição), “associados efetivos” (os aderentes à Associação posteriormente à data da sua constituição) e “associados honorários” (personalidades e entidades que se destaquem no apoio à Associação ou cujo reconhecido prestígio esteja de acordo com os fins sociais”.

Aquando da apresentação, em agosto de 2021, da lista do grupo de cidadãos eleitores “Esta é a Nossa Praia” às autárquicas desse ano, o então primeiro subscritor e candidato à presidência da Câmara da Praia, o economista Tiago Ormonde, assumiu que o movimento não se esgotava no dia das eleições, sublinhando que o movimento “nasceu para ter continuidade e tem como principal propósito a defesa intransigente da Praia da Vitória”. A associação agora constituída vem formalmente cumprir tal desiderato.

Nas Autárquicas 2021, o grupo de cidadãos eleitores “Esta é a Nossa Praia” obteve 1.000 (9,41%) votos na eleição para Câmara Municipal e 870 (8,18%) votos na eleição para a Assembleia Municipal, elegendo 2 membros.

© A-EENP | Foto: A-EENP | PE