FONTINHAS NA FINAL DO CAMPEONATO DE PORTUGAL 2021/2022

O Grupo Desportivo das Fontinhas qualificou-se este domingo para a final do Jamor que vai apurar o campeão do Campeonato de Portugal época 2021/2022.

Depois de na semana passada ter feito história ao tornar-se a primeira equipa dos Açores a subir à Liga 3 da Federação Portuguesa de Futebol, este domingo, os homens das Fontinhas continuaram a sua senda de feitos, e agora estão a um passo de voltarem a fazer história, numa época, que independentemente do desfecho final, ficará para sempre gravada a letras de ouro.

No curto espaço de três épocas, o Fontinhas passou de estreante a candidato a campeão. É um feito verdadeiramente notável. Com alguma sorte à mistura, é verdade, mas acima de tudo fruto de muita competência, determinação e trabalho.

Recorde-se que na época de estreia 2019/2020, com o objetivo da manutenção no horizonte, o clube não fugiu à última posição. Valeram as restrições competitivas impostas pela pandemia covid-19, que asseguraram administrativamente a manutenção no Campeonato de Portugal.

Na época seguinte 2020/21, o clube reforça consideravelmente o plantel, garantido desde cedo a manutenção. A luta passou então para os play-off de qualificação para acesso à Liga 3 — prova que arrancou na presente época (2021/2022), — chama que manteve acesa até à derradeira jornada, mas acabou por falhar.

Já esta época o objetivo foi conquistado com clara superioridade em relação aos restantes adversários, patenteada ao longo de todo o percurso. Depois de terminar a fase regular (Série D) em primeiro lugar, com 44 pontos, fruto de 14 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, em 18 jogos, marcando 32 golos contra 15 sofridos, na 2.ª Fase (qualificação para a final de apuramento de campeão, subida e manutenção), o Fontinhas esteve no comando da classificação da Zona Sul em oito das 10 jornadas realizadas, ocupando a 2.ª posição apenas na 3.ª e 6.ª jornada, uma superioridade que lhe garantiu a subida à Liga 3 na penúltima jornada, antes de qualquer outra equipa do Campeonato de Portugal, que só este domingo definiram o seu futuro na próxima época.

O último capítulo desta época inolvidável escreve-se no próximo sábado, 04 de junho, no estádio do Jamor, em Oeiras, frente à formação do USC Paredes (vencedor da Zona Norte), na final 2021/2022 do Campeonato de Portugal. O facto de lá estar é por si só assinalável, e um enorme orgulho para a freguesia, concelho, ilha e região. Na bagagem poderá regressar outro marco histórico – Fontinhas campeão, três épocas após a sua estreia.

© PE | Foto: Facebook GD Fontinhas