ARRANCOU NAS ILHAS TERCEIRA E SANTA MARIA A SEGUNDA DOSE DE REFORÇO DA VACINA COVID-19

A administração da 2.ª dose de reforço da vacina contra a covid-19, arrancou esta segunda-feira, nas ilhas Terceira e Santa Maria, revelou a Secretaria Regional da Saúde e Desporto (SRSD).

De acordo com nota publicada na página internet do Governo dos Açores, nos dias subsequentes, a administração desta 2.ª dose de reforço “acontecerá nas restantes ilhas, por forma a que na próxima semana o processo contemple todo o arquipélago”.

Esta a 2.ª dose de reforço destina-se a pessoas com 80 ou mais anos de idade e aos residentes em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), incluindo as pessoas que recuperaram de infeção por SARS-CoV-2.

Segundo a SRSD, a “finalidade principal da administração, nesta fase, é a proteção contra doença grave e morte por covid-19, destas populações de maior risco e mais vulneráveis”.

A vacinação de utentes que não habitem as ERPI “será articulada pelas respetivas unidades de saúde de ilha”, lê-se também na nota.

A nota informa ainda que, o Plano Regional de Vacinação foi devidamente alterado, e homologado no passado dia 17, pelo secretário regional da Saúde e Desporto, tendo sido publicado através da Circular Normativa n.º DRSCNORM/2020/49T.

© GRA | Foto: DR | PE