FORÇAS ARMADAS TÊM DEMONSTRADO “DEDICAÇÃO EXEMPLAR” AOS AÇORES, DIZ FARIA E CASTRO

Pedro Faria e Castro, subsecretário regional da Presidência, disse a semana passada, que as Forças Armadas “têm demonstrado, ao longo dos tempos, uma dedicação exemplar à sua missão nos Açores”, realçando que “os Açores só se defendem com meios”.

De acordo com nota divulgada no portal do Governo, Pedro Faria e Castro falava sexta-feira, no encerramento do II Curso de Segurança Marítima, promovido pelo Atlantic Centre, que este ano se dedicou ao tema da “Segurança Marítima e Segurança Humana”, na Base Aérea das Lajes, ilha Terceira.

O curso, dirigido a 30 auditores de nove países atlânticos, nomeadamente de Angola, Brasil, Camarões, Estados Unidos da América, Gana, Guiné-Bissau, Marrocos, Portugal e Senegal, contou com oradores portugueses e estrangeiros de instituições internacionais, como a NATO, as Nações Unidas, a União Europeia, assim como com instituições académicas internacionais.

“As crescentes responsabilidades de Portugal no Atlântico impõem os correspondentes meios. O cumprimento da afirmação da soberania de Portugal nestas ilhas, que em primeiro lugar se revela pelas missões de segurança e defesa, é o primeiro e maior contributo da República para os seus cidadãos que têm estas ilhas como sua residência”, defendeu.

O II Curso de Segurança Marítima foi realizada em parceria com o Instituto da Defesa Nacional, o Comité de Perspetiva de Género da NATO e o Ministério da Defesa dos Camarões, e com o apoio do Governo Regional dos Açores e da Base Aérea n.º 4.

© GRA | Foto: JF/GRA | PE